CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Minicursos promovem aperfeiçoamento em diversas áreas no último dia de Focal

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 29/07/2017 00h00, última modificação 31/07/2017 16h21
Participantes puderam escolher entre sete diferentes atividades ao longo da sexta-feira. Demais dias de evento foram de palestras e troca de experiências.
Aula show de culinária

Participantes do Focal foram desafiadas a praticarem as técnicas ensinadas pelo chef Alex Kühl.

Até os turistas que aproveitavam as férias no Sesc Mineiro de Grussaí puderam participar do VII Fórum Nacional de Formação Acadêmica e Atuação Profissional do Cientista de Alimentos (Focal) nessa sexta-feira (28). O chef pâtissier Alex Kühl, vencedor do programa “Que Seja Doce”, e o chef de cozinha e barista Fábio Nogueira reuniram interessados pela arte da confeitaria na Concha Acústica do clube, onde ministraram uma aula show aberta ao público.

A aposentada Fátima Vermelho acompanhou as orientações com bloco e caneta, para não perder nenhuma dica. Ela aproveitou o momento para tirar dúvidas e aperfeiçoar as técnicas que já usa no preparo de sobremesas para a família. “Por mais que a gente faça, algumas técnicas a gente não tem. Então aqui eu consegui ver coisas novas, anotei, tirei fotos e aprendi muito. Vou tentar fazer em casa”. A filha, Aline Vermelho, também participou da aula e fez questão de garantir a tentativa caseira da mãe no retorno das férias.

Fátima e Aline Vermelho

As visitantes reservaram uma tarde das férias para aprenderem com o chef.

Para os inscritos no Fórum, a programação trouxe várias alternativas de minicursos. Inovação em produtos cárneos, produção de cerveja artesanal e inovação em pescado foram algumas das opções práticas. A mesa redonda promovida pelo projeto Cineclube Debates propôs uma discussão sobre o documentário “Muito Além do Peso”, enquanto outra parte do grupo visitava a empresa do grupo Thoquino. À tarde, a AlQualis Jr., empresa júnior do curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Campus Bom Jesus, foi apresentada a estudantes e profissionais de outras instituições pelos empresários juniores e pelo professor Hilton Galvão, responsável pela EJ.

Os demais dias de evento foram dedicados a palestras e troca de informações sobre os cursos e ações a serem desenvolvidas nos próximos anos, com o objetivo de melhorar a formação e a atuação dos cientistas de alimentos. Alunos egressos tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e falar dos desafios e prazeres da profissão, incentivando os atuais graduandos a se dedicarem na busca por novos conhecimentos.

O Fórum, realizado na quinta-feira (27), foi o momento no qual alunos e coordenadores se reuniram com seus pares para apresentar os problemas, soluções e planos para tornar os cursos mais visíveis e, principalmente, promover o reconhecimento do profissional no mercado de trabalho. Entre as ações propostas estão a produção de vídeos de divulgação e o estreitamento do diálogo entre as instituições, trabalhando em conjunto para o fortalecimento da categoria.