CAMPUS CABO FRIO

Licenciatura em Física

Topo Curso de Licenciatura Física

Graduação em Ciências da Natureza/ Licenciatura em física:

 

Ingresso:

Anual, através de vestibular, Sisu, transferência de cursos ou áreas afins e ingresso de portadores de diploma de curso superior.

Regime:

semestral

Modalidade:

Presencial
Requisito:

Destinado a candidatos com ensino médio completo.

Estrutura do curso:

A Área Básica de Ingresso (ABI) de “Ciências da Natureza” possibilita ao aluno optar, após o terceiro período, entre os curso de Licenciatura em Biologia ou Licenciatura em Física ou Licenciatura em Química. Ao ingressar o aluno cursará nos três primeiros períodos uma matriz curricular comum contendo disciplinas da área pedagógica, propedêutica e de ciências da natureza e suas tecnologias. A partir do quarto período a matriz curricular torna-se distinta para cada curso.

Perfil profissional:

 O Licenciado em Física, ou Físico, é um profissional que, apoiado em conhecimentos sólidos e atualizados em Física, é capaz de abordar e tratar problemas novos e tradicionais e sempre está preocupado em buscar novas formas do saber e do fazer científico ou tecnológico. É capacitado a atuar na Educação Básica, em ensino, pesquisa e extensão educacional e apto à continuidade da vida acadêmica através de ingresso em programas de pós-graduação em Educação, Ciências ou Tecnologia. Ocupa-se com a formação e disseminação do saber da Física nas diferentes instâncias sociais, na educação formal ou por meio da educação informal, em museus de ciência ou afins, além de poder coordenar atividades de popularização da Física. É capaz de planejar e confeccionar material didático para ensino-aprendizagem da Física, como livros didáticos, CDs, vídeos, programas de computadores, etc. A partir de suas tarefas de ensino, contribui para melhor qualidade de vida e, consequentemente, para o exercício crítico da cidadania.

Veja  o Fluxograma da matriz curricular

Veja o Projeto Pedagógico.

Veja a Ementa.

Grade de Matérias e Horários