CAMPUS CABO FRIO

Aluna do Campus é premiada na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

por Mônica Athayde Gonçalves publicado 03/02/2018 10h10, última modificação 03/02/2018 10h10
A aluna do terceiro ano do curso técnico em petróleo e gás recebeu a medalha de prata pela participação na 20ª OBA.
A aluna recebeu a medalha do Diretor de Ensino, Renato Cerqueira, e a coordenadora do curso, Evelyn Barbosa.

A aluna Lídia Stadtlober Abrantes, do terceiro ano do curso técnico em petróleo e gás, ganhou a medalha de prata na 20ª Olimpíada de Astronomia e Astronáutica, promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

A aluna concorreu com estudantes de todo o país, pois a olimpíada é direcionada aos alunos de vários níveis de ensino das escolas públicas, com o objetivo de incentivar o conhecimento e divulgar a importância das ciências entre as escolas. Segundo Lídia, que já participou de outras olimpíadas, "essa é a oportunidade da gente se destacar entre os estudantes, ampliar o conhecimento e, entendo que, a premiação colabora para o meu currículo. Estou muito feliz, pois não pensei que pudesse conseguir a medalha.", conclui a aluna.

O professor de física, Willian Santos, responsável por incentivar os alunos a participar das olimpíadas, destaca que a participação dos alunos nestas Olimpíadas Nacionais complementam o ensino, pois, através destes eventos, os alunos têm oportunidade de descobrir habilidades  que não acreditavam ter. "Estou muito orgulhoso da Lídia e espero que muitos jovens possam ter esta oportunidade de descobrir que são capazes de ir muito mais longe que imaginam. É uma questão de investimento. Lídia foi a primeira de muitos que serão premiados em próximas Olimpíadas.", ressalta Willian.

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.