CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Cultura

Alunos de Licenciaturas visitaram a Feijoada da Liberdade como preparação para encontro de Neabi's

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 01/06/2017 17h05, última modificação 01/06/2017 17h32
Experiência foi muito enriquecedora para discentes do IFFluminense, que buscam cada vez mais estreitar os laços com a comunidade
Alunos de Licenciaturas visitam a Fazenda Machadinha / (Foto: Laura Otal, Licencianda em Teatro)

 Repensar a prática docente como uma forma de interferir na realidade dos alunos e buscar a aproximação das diferentes esferas da sociedade torna-se cada vez mais importante para a formação de novos docentes. Pensando desse modo, licenciandos do IFFluminense participaram da Feijoada da Liberdade, que surgiu em 2013 com a ideia de refletir sobre a Lei Áurea e fortalecer as ações da comunidade quilombola da Fazenda Machadinha, em Quissamã – RJ.

 A visita dos estudantes das Licenciaturas em Teatro e em Educação Física, orientados pelas professoras Alissan Maria e Tatiana Oliveira, aconteceu no último sábado, 27 de maio, e foi pensada como uma forma de preparação desses alunos para a Semana Nacional Unificada do Negro, que acontece todos os anos, em data próxima ao Dia da Consciência Negra. Neste ano, o encontro será realizado no Campus Campos Centro do IFFluminense e espera receber os Neabi’s de todos os Institutos da rede federal de ensino do país.

 “É a segunda vez que visitamos a feijoada, ficamos lá o dia todo e pudemos perceber a preocupação dos moradores em manter viva a memória dos quilombos”, disse Alissan Maria, professora da Licenciatura em Teatro.

 A Feijoada reuniu a comunidade quilombola de Quissamã, que busca sempre despertar a consciência social das pessoas em relação ao preconceito, tema que é trabalhado pelo grupo artístico Saravá, formado por alunos da Licenciatura em Teatro e membros da comunidade externa ao campus, o que possibilitou uma troca de conhecimentos e experiências muito rica. 

registrado em: ,