CAMPUS CAMPOS CENTRO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Centro > Cursos

topo_educacao_basica.png

TopoTecIntegrado.jpg

Nessa forma de oferta, os alunos cursam a formação técnica integrada ao Ensino Médio, no próprio IFFluminense. 

Automacao2.jpg

Atua no projeto, execução e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais. Realiza a manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em automação de processos industriais. Programa, opera e mantém sistemas automatizados respeitando normas técnicas e de segurança.

Edificacoes2.jpg

Desenvolve e executa projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica. Planeja a execução e elabora orçamento de obras. Presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações. Orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.

Eletrotecnica2.jpg

Instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações. Atua no planejamento e execução da instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas. Participa no projeto e instala sistemas de acionamentos elétricos. Executa a instalação e manutenção de iluminação e sinalização de segurança.

Informatica2.jpg

Desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimentos de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de software, mantendo registro que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de programas de computadores implantados.

Mecanica2.jpg

Participa do desenvolvimento de projetos. Executa a instalação e a manutenção de equipamentos e sistemas eletrônicos. Realiza medições e testes com equipamentos eletrônicos. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão da produção de equipamentos eletrônicos.

Telecomunicacoes2.jpg

Participa da elaboração de projetos de telecomunicação. Atua na instalação, operação e manutenção de sistemas de telecomunicações e de telemática. Supervisiona os procedimentos adotados nos serviços de comunicações, atendendo a regulamentação específica.

TopoTecIntegradoProeja.jpg

Nessa modalidade, os alunos cursam a formação técnica integrada ao Ensino Médio, no próprio IFFluminense.

Requisito da seleção: Ensino fundamental completo e 18 anos de idade ou mais.

Eletronica2.jpg

Participa do desenvolvimento de projetos. Executa a instalação e a manutenção de equipamentos e sistemas eletrônicos. Realiza medições e testes com equipamentos eletrônicos. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão da produção de equipamentos eletrônicos.

Eletrotecnica2.jpg

Instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações. Atua no planejamento e execução da instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas. Participa no projeto e instala sistemas de acionamentos elétricos. Executa a instalação e manutenção de iluminação e sinalização de segurança.

TopoTecSubsequente.jpg

Nessa forma de oferta, os cursos são desenvolvidos para quem já tenha concluído o Ensino Médio.

Segurança2.jpg

O Técnico em Segurança do Trabalho é o profissional com visão sistêmica do seu papel em relação ao meio ambiente, saúde e segurança na sociedade.

topo_ead.png

eventos2.jpg

O Técnico em Eventos é o profissional com competências éticas, pessoais e profissionais que o tornam capaz de melhor compreender a si mesmo e ao mundo e que o habilitam à empregabilidade, ao empreendedorismo e ao exercício da cidadania, com respeito aos princípios da sustentabilidade.

Turismo2.jpg

O técnico em Guia de Turismo é o profissional que atua em sua Unidade da Federação nas operações de planejamento, execução e avaliação de viagens, interpretando e traduzindo o patrimônio material e imaterial para os visitantes, bem como prestando suporte a eles, durante sua estada.

topo_superior.png

TopoBachar.jpg

Os cursos de bacharelado são destinados àqueles que já concluíram o Ensino Médio e têm duração mínima de quatro anos. Esses cursos conferem ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade acadêmica ou profissional.

Arquitetura2.jpg

As funções básicas do Arquiteto Urbanista consistem em projetar edificações, planejar setores urbanos e regionais, organizar espaços para atender a funções específicas, controlar o andamento de projetos complementares à arquitetura e ao urbanismo. Sob o ponto de vista legal, compete ao Arquiteto Urbanista o exercício de todas as atividades referentes a projetos e acompanhamento de obras de edificações, conjuntos arquitetônicos entre outras.

Engenharia-da-Automacao2.jpg

O curso de Engenharia de Controle e Automação Industrial baseia-se numa formação multidisciplinar do aluno, possibilitando atuação do egresso nas mais diversas áreas da Indústria. O curso também se caracteriza por prover sólida formação em ciências básicas e de engenharia, pois, não obstante a rapidez com que se processa a evolução tecnológica, as tecnologias sempre se fundamentam nos princípios científicos básicos.

Engenharia-Computacao2.jpg

O curso de Engenharia de Computação tem o objetivo de formar engenheiros capazes de atuar em indústrias, projetos de computadores, periféricos e sistemas que integram hardware e software. O engenheiro trabalhará na produção de novos equipamentos computacionais para serem utilizados em diversos setores e também no desenvolvimento de produtos para telecomunicações, como os que fazem a interligação entre redes de telefonia.

Engenharia-Eletrica2.jpg

O Engenheiro Eletricista é um profissional de formação ampla, que atua na geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica. Em sua atuação, estuda, projeta e especifica materiais, componentes, dispositivos e equipamentos elétricos, eletromecânicos, magnéticos, de potência, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas. Ele planeja, projeta, instala, opera e mantêm instalações elétricas e diversos sistemas elétricos.

Sistesmas-de-Informacao2.jpg

O Bacharel em Sistemas de Informação poderá assumir as funções de Analista de Sistemas; Projetista de Sistemas; Programador; Gerente de Projetos de Sistemas de Informação; Gerente de Tecnologia da Informação; Consultor em Gestão e Desenvolvimento de Sistemas de Informação; Avaliar e selecionar metodologias, ferramentas e tecnologias presentes no estado da arte na área; Ser gerente de seu próprio negócio.

Engenharia Mecânica

O Engenheiro Mecânico terá competências para trabalhar em projetos; atuar nas linhas de produção de uma empresa; ser um profissional caracteriza e aplica os materiais de construção mecânica; poderá ser um profissional de produção de peças, dispositivos, equipamentos, instalações e estruturas. Muito frequentemente o Engenheiro Mecânico irá atuar na manutenção de máquinas, equipamentos, sistemas e instalações, entre outras atividades. 

TopoLicenc.jpg

Os cursos de licenciatura têm duração mínima de três anos e meio e tem como objetivo formar profissionais aptos a atuar no magistério da educação básica.

Ciencias2.jpg

A estrutura do curso fundamenta-se no diálogo imprescindível à garantia da unidade dos saberes que compõem a formação de docente na área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Além disso, pauta-se na compreensão do processo histórico de construção do conhecimento bem como o seu significado para sociedade, a partir do entendimento da ciência e da tecnologia enquanto atividade humana, histórica, associada a aspectos de ordem social, econômica, política e cultural. A opção por uma das graduações possíveis (Biologia, Física ou Química) é efetivada pelo cursista a partir do 4º. Período. Licenciados aptos ao exercício da docência de Ciências do 6º. ao 9º. ano de escolaridade do Ensino Fundamental e Física ou Química ou Biologia nos cursos de Nível Médio.

EducFisica2.jpg

A concepção deste curso privilegia a produção do conhecimento científico com consciência e responsabilidade, tendo como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano em suas múltiplas expressões, através da dança, do jogo, do esporte, nas perspectivas de prevenção, da promoção, da proteção e da educação na saúde, da formação cultural, da educação motora, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas. Na perspectiva deste espaço da criação, o curso conta com: Complexo Esportivo que inclui quadras polivalentes, Ginásio de Esportes e piscina semiolímpica. Este complexo abriga uma sala de coordenação do Curso de Licenciatura em Educação Física, uma sala de professores, uma sala de fisioterapia, vestiários completos masculino e feminino entre outros. Licenciados aptos ao exercício da docência do 6º. ao 9º. ano de escolaridade do Ensino Fundamental e nos cursos de Nível Médio.

Geografia2.jpg

A proposta da estrutura do curso de Licenciatura em Geografia se faz a partir do entendimento das competências e habilidades necessárias ao professor de Educação Básica (especialmente dos últimos anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio) no estudo da Geografia, daí terem as disciplinas, em todos os momentos (sala de aula, laboratórios ou atividades de campo), a preocupação com esta instrumentalização. Licenciados aptos ao exercício da docência do 6º. ao 9º. ano de escolaridade do Ensino Fundamental e nos cursos de Nível Médio.

Letras2.jpg

O curso visa à inserção do egresso no mundo do trabalho como profissional que, por apresentar múltiplas competências e habilidades, a partir do domínio e da reflexão crítica sobre os componentes curriculares do Curso, possa atuar no Ensino, na Pesquisa e na Extensão da Educação Básica e/ou Profissional, bem como nos estudos literários e na produção textual. Licenciados aptos ao exercício da docência do 6º. ao 9º. ano de escolaridade do Ensino Fundamental e nos Cursos de Nível Médio.

Matematica2.jpg

A estrutura do curso se faz a partir da compreensão do currículo como um Espaço da Criação, “uma atmosfera escolar onde todos deverão estar aprendendo o tempo todo” e participando da construção do conhecimento e da forma de sua apropriação didática. Na perspectiva deste espaço da criação, no Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática (LEAMAT) o professor em formação desenvolve atividades que o encaminham a vivenciar situações de sala de aula que possibilitarão a ênfase no trabalho de investigação de materiais instrucionais, concorrendo significativamente para o desenvolvimento da inteligência lógico-matemática dos alunos. Licenciados aptos ao exercício da docência do 6º. ao 9º. ano de escolaridade do Ensino Fundamental e nos cursos de Nível Médio.

Teatro2.jpg

Na perspectiva de favorecer a formação de um professor de teatro, pautado nos saberes - finalidades, noções, conceitos - e no saber-fazer teatro - métodos, técnicas e procedimentos, os componentes curriculares são centrados no artístico-estético-pedagógico, ou seja, na formação de um professor capaz de possibilitar tanto uma aula sobre teatro quanto uma aula em teatro. As abordagens metodológicas são realizadas a partir dos jogos de improvisação, e a Pedagogia do Teatro/Teatro-Educação tende a investigar a complexidade da sua prática pedagógica no que tange a condições do processo do fazer teatral. As atividades teórico-práticas se desenvolvem em componentes curriculares denominados por Oficinas e Laboratórios de Ensino e Aprendizagem em Teatro (LEAT), espaços concretos para a interdisciplinaridade e os cruzamentos epistemológicos. Licenciados aptos ao exercício da docência do 6º. ao 9º. ano de escolaridade do Ensino Fundamental e nos cursos de Nível Médio.

Topo-Tecnologia.jpg

Os cursos superiores de tecnologia são oferecidos para quem já concluiu o Ensino Médio. São graduações em que os egressos podem dar continuidade aos estudos, cursando pós-graduação Lato Sensu (Especialização) e Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado). Essa modalidade tem como característica o estudo aprofundado de uma determinada área, por isso, os cursos têm uma carga horária menor em relação aos cursos de bacharelado e licenciatura, tendo a duração média de três anos.

analiseedesenvolvimento.jpg

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas permite ao egresso assumir funções como Analista de Sistemas, Projetista de Sistemas, Programador e Gerente de seu próprio negócio. O perfil profissional contempla, entre outras, habilidade para Implantar e manter sistemas computacionais de informação, adaptando-os a novas realidades.

Design2.jpg

O tecnólogo em Design Gráfico mobiliza competências das artes, comunicação e design. Planeja e executa a programação visual de jornais, revistas, livros e outros materiais impressos, produz imagens, cria e edita infográficos, páginas e portais da internet e animações em meio digital. Desenvolve linguagens eficazes para a usabilidade de suportes digitais, combinando conceitos de navegabilidade e interatividade. 

ManutencaoIndustrial-2.jpg

O tecnólogo em Manutenção Industrial planeja, mantém e inspeciona sistemas elétricos e mecânicos industriais. Fundamenta-se nas tecnologias da eletricidade e mecânica, aplicando técnicas de intervenções seguras aos diversos processos industriais, inspecionando, prevenindo e corrigindo falhas, considerando a melhoria da qualidade, a garantia da saúde e segurança, produtividade e competitividade. Gerencia equipes, desenvolve manutenção preditiva, preventiva e corretiva, centrada na confiabilidade dos indicadores, propondo melhorias. Exerce suas atividades nos setores de manutenção e inspeção industriais, podendo ainda atuar em institutos e centros de pesquisa, órgãos governamentais, escritórios de consultoria, dentre outros.


(...)

SistemasTelecomunicacoes2.jpg

O tecnólogo em Sistemas de Telecomunicações atua desde a fonte de informação até o destino, passando pelo processamento – no transmissor e receptor – à transmissão. Assim, este profissional atua planejando, implantando e operando sistemas de telecomunicações. Processamento da informação, elementos constituintes das redes de telecomunicações e eletrônica, são fundamentais para o desempenho deste profissional, cujo campo de atuação inclui indústrias, empresas do setor de telefonia fixa e móvel, telemática, televisão aberta e por assinatura, internet, radiodifusão, radiotransmissão, dentre outros.

topo_pos.png

TopoLato.jpg

São direcionados à atuação profissional especializada e atualização de conhecimentos dos graduados no nível superior: bacharéis, licenciados ou tecnólogos. Têm carga horária mínima de 360 horas dedicadas as disciplinas e ao trabalho final do curso.

Arquitetura-da-Cidade.jpg

Capacitar profissionais das diversas áreas para o debate e atuação na arquitetura da cidade, contemplando requisitos tanto acadêmicos quanto profissionais, por meio de uma visão integrada de diversas áreas do conhecimento, bem como provê-los de ferramentas para concepção, planejamento, produção e gestão de espaços da cidade. Público Alvo: Profissional com nível superior nas áreas de Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo, Paisagismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Direito, Ciências Sociais, Administração e demais áreas afins

Docência-no-século-XXI.jpg

O Curso de Especialização em Docência no século XXI, tem como objetivo construir competências técnicas científicas para a docência no ensino superior e médio/ técnico, alicerçada em uma visão mais ampla, abrangente, reflexiva e integrada de sociedade.

Educação-Ambiental.jpg

O Curso de Especialização em Educação Ambiental tem por objetivo preparar profissionais fortalecidos tanto pelo conhecimento teórico das dimensões ambiental, de mediação de conflitos e da educação, quanto pela forma de abordagem das questões tecnológicas relacionadas à promoção da sustentabilidade regional.

Gestão,-Design-e-Marketing.jpg

O Curso de Especialização em Gestão, Design e Marketing visa capacitar gestores de empresas a desenvolver e lidar com os conceitos de design e marketing como diferencial competitivo para as organizações, assim como propiciar aos profissionais da área de Design e afins, conhecimentos relacionados à Gestão organizacional. Desenvolver redes de relacionamento e conhecimento de pessoas e organizações da área e afins. Estabelecer paradigmas relacionados ao desenvolvimento local através da capacitação de profissionais empreendedores na gestão da inovação dentro de suas áreas de atuação.

Literatura,-Memória-Cultural-e-Sociedade.jpg

O Curso de Especialização em Literatura, Memória Cultural e Sociedade tem como objetivo qualificar especialistas levando em conta as exigências impostas pelos novos Parâmetros Curriculares Nacionais, marcados pelo diálogo entre disciplinas que estudam o homem e seu modo de pensar e seu agir social, tendo como ponto de análise a Literatura e a importância do texto para a apropriação cultural. Pretende-se, também, promover a reflexão crítica quanto à tradição na formação do professor como elemento fundamental na preservação de valores sociais e culturais.

Edite o tile para adicionar um texto.

Edite o tile para adicionar um texto.

Topostricto.jpg

São voltados para a capacitação de profissionais mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Os cursos de mestrado têm duração de dois anos e os de doutorado têm duração de quatro anos.

MestradoGestao.jpg

Embora os sistemas computacionais representem o eixo integrador da proposta (área de concentração), o discente não necessariamente tem que atuar diretamente na área de Computação, já que ambas linhas possuem projetos tanto para ingressos com perfil de desenvolvedores de soluções aplicadas, como para aqueles com perfil de implantadores destas soluções, ambos com visões críticas.  O curso identifica que as organizações produtivas possuem internamente duas vertentes onde os profissionais atuam: a gestão e a engenharia.