CAMPUS CAMPOS CENTRO

Engenharia

Equipe do Campus Campos Centro no Top Five da Festo Mecatrônica 2019

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 10/09/2019 15h04, última modificação 12/09/2019 11h21
A competição contou com 18 equipes de várias instituições de ensino do Brasil.
Festo 2019

Estudantes de Engenharia de Controle e Automação na Festo 2019 (Foto: Divulgação)

Este ano o Instituto Federal Fluminense (IFF) foi o único da Rede Federal de Educação Tecnológica a participar do evento com duas equipes formadas por professores e estudantes do Curso de Engenharia de Controle e Automação (ECA). As equipes realizaram provas teóricas e práticas sobre pneumática, eletropneumática, programação e produtos. A equipe “IFF 01” foi composta pelo professor Eugênio Ferreira Naegele da Silva e pelos alunos Igor Bianchi Reis Guimarães e Paulo Victor Barreto Paes Oliveira. Já a "IFF 02" foi liderada pelo professor Carlos Alberto Guimarães, tendo ainda os estudantes Patrick Dantier e Lucas Rocha.

Desde abril, estudantes dos períodos finais passaram por uma seleção enfrentando os testes teóricos e práticos idealizados pelos professores Eugênio e Carlos Alberto. Ajuda também veio do aluno Bruno Maciel, que participou da competição no ano passado, quando o IFF ficou em sexto lugar.

- O campeonato nos testou através de cinco provas onde tivemos de lidar com a pressão, por possuirmos tempos máximos definidos para solucionar os problemas apresentados, e pela complexidade bem superior às competições anteriores. Além disso vimos a importância dos nossos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Fomos destaque em duas provas e com isso conseguimos o 5º lugar - comenta Igor.

Além de ter seu desempenho destacado na solução do problema, os representantes do Instituto foram testados em quatro módulos práticos. A equipe foi a melhor colocada no módulo quatro, de Melhorias, ao apresentar melhor solução para um problema de automação resolvido na prova do módulo três. “A melhor nota foi dessa equipe, destaque pra eles”, conclamou o coordenador Oscar Yukio Isayama ao anunciar Top 5 da competição.

- Foi uma experiência muito boa ter participado de uma competição desse nível, ainda mais por ter sido em uma das maiores empresas do ramo da mecatrônica, tendo a oportunidade de conhecer excelentes profissionais da área.
E também fiquei feliz por termos ficado no Top 5, tendo em vista que havia equipes de diversos lugares do Brasil e pelo grau de dificuldade da competição - Paulo Victor Barreto Paes Oliveira.

Apoio - Com o contingenciamento de recursos na área educacional, houve dificuldades para viabilizar a participação do IFF. O diretor dos cursos de tecnologia e bacharelados, Leonardo Carneiro Sardinha, conseguiu apoio financeiro da seção Norte Fluminense do Sinasef e da Sicoob Fluminense.

- Acreditamos ser de extrema valia e importância para nossos alunos participarem de eventos como esse, visando despertar o espírito de trabalho em equipe, a autonomia, a capacidade de reflexão e a  liderança na busca de soluções de problemas no dia a dia dos nossos futuros engenheiros - destaca Sardinha.

A competição é promovida pela empresa multinacional alemã Festo, uma das líderes mundiais em automação e parceiros. Um dos objetivos é “proporcionar um ambiente que desafie estudantes à testar seus conhecimentos técnicos, além de habilidades profissionais como planejamento, trabalho em equipe e solução de problemas”.