CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Mobilização

Estudantes defendem em assembleia investimentos para a educação

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 09/05/2019 20h02, última modificação 10/05/2019 15h45
Com a participação de alunos de diversos cursos, ato teve também a presença de servidores.
Assembleia dos Estudantes

A assembleia foi realizada no final da tarde, na Concha Acústica.

A frase é frequentemente dita por servidores, gestores e egressos, mas no início da noite dessa quinta-feira, 09 de maio, "o IFF transforma vidas" foi reafirmada de maneiras diferentes pelos diversos alunos que se revezaram nas falas devidamente organizadas pela mesa de condução dos trabalhos. Entre os itens da pauta, a manutenção de recursos para a educação no âmbito da administração federal, o apoio à paralisação no dia 15 de maio, aprovada pelo servidores do Campus Campos Centro na terça-feira, 07 de maio, e a defesa dos trabalhadores terceirizados.

A agenda de mobilização dos estudantes iniciará no dia 13 de maio, com um abraço ao campus às 17 horas, e se estenderá ao dia 15, quando está proposta a saída do campus, às 9 horas, com destino ao monumento do Pelourinho, no Centro de Campos dos Goytacazes, onde acontecerá um ato pela educação pública envolvendo diversas instituições. 

Calouro da Licenciatura em Geografia, Edvan Manhães, 20 anos, foi um dos estudantes inscritos para falar representando cursos do ensino superior. "Ver um sonho ameaçado é algo que me incomoda muito. Tem uma galera que vem de longe e aqui encontrou o apoio de professores e financeiro", disse ele referindo-se a auxílios como o moradia e transporte, oferecidos pelo IFF em sua política de permanência estudantil. 

"Se a gente não lutar no que acredita, fica pior ainda", defendeu Breno Bitencourt, aluno do primeiro módulo de Informática, curso técnico integrado ao ensino médio. "Todos estão ameaçados pelos cortes, não só o IFF", disse ainda o estudante em referência ao anúncio de cortes nos recursos financeiros feito pelo Ministério da Educação recentemente. 

MEC - Estudante da Licenciatura em Ciências da Natureza, Hugo Perucci, 20 anos, fez menção ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Para ele, "cortando a educação básica, a gente não tem nada". 

O MEC publicou nota nessa quarta-feira, 08 de maio, com esclarecimentos sobre os cortes para universidades e institutos: "O bloqueio de dotação orçamentária realizado pelo MEC foi operacional, técnico e isonômico para todas as universidades e institutos, em decorrência da restrição orçamentária imposta a toda Administração Pública Federal por meio do Decreto nº 9.741, de 28 de março de 2019, e da Portaria nº 144, de 2 de maio de 2019." 

Programação da mobilização