CAMPUS CAMPOS CENTRO

Calourada

Novos estudantes são recebidos com diversas atividades

por Chaeny Gama/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 17/09/2019 17h50, última modificação 18/09/2019 16h19
Os novos alunos ingressam em cursos do ensino médio técnico e do ensino superior.
Calourada 2019.2

Estudante do campus em depoimento para os novos colegas (Divulgação).

Os novos alunos lotaram o Auditório Cristina Bastos nesta segunda-feira, 16 de setembro. Segundo o diretor de Extensão e Pesquisa, Jonivan Coutinho Lisboa, em média 800 calouros estiveram presentes no primeiro dia de recepção, lotando o auditório em todas as sessões de boas-vindas, que ocorreram nos turnos da manhã, tarde e noite. O Diretor Geral do campus, Carlos Alberto Henriques, deu as boas-vindas aos novos alunos, que puderam conhecer parte da estrutura institucional por meio de uma apresentação em slide, contendo dados sobre o campus e apresentações de cada setor. Após a cerimônia, os alunos se dirigiram para as suas salas, onde foram recebidos pelos coordenadores de cada curso e também pelos Centros Acadêmicos. Ingressam neste semestre 350 alunos de cursos concomitantes, 35 subsequentes (ensino médio técnico) e 463 do ensino superior.

Thalia Sales, caloura da licenciatura em Letras, já conhecia o IFF, mas ainda se sentiu apreensiva antes da acolhida: "Estava com medo antes de chegar, preocupada sobre como saber pra onde ir, mas logo de cara já estava Jonivan lá na frente dando orientações. Amei como o C.A. mostrou tudo pra gente e mais ainda como fizeram a gente se sentir em casa, contando suas próprias experiências e dando dicas! Antes de chegar meu coração estava acelerado, morri de nervoso, mas chegando aqui me senti uma iffiana já!", relatou ela.

Ações da acolhida mobilizaram a Coordenação de Apoio ao Estudante, a Coordenação de Extensão e Pesquisa, a Diretoria do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e as Atléticas IFFenix e Coyotes. Durante esta terça-feira houve uma ação para doação de sangue para o Hemocentro do Hospital Ferreira Machado, como trote solidário organizado pela atlética Iffênix. O ônibus do Hemocentro ficou estacionado no campus de 8h até às 15h. Cerca de cinquenta alunos solidarizaram-se, "fora os que não puderam doar porque esqueceram o RG em casa, ou não puderam porque eram menores de idade", comenta Ranna Ambrósio, diretora da atlética.