CAMPUS CAMPOS CENTRO

Aproximação

Pais de alunos participam de encontro com gestores acadêmicos

por Antonio Fernando Nunes Ribeiro de Barros publicado 11/07/2018 16h19, última modificação 11/07/2018 20h19
Iniciativa visa aproximar os responsáveis por estudantes do ensino médio técnico, suas demandas e promover responsabilidade compartilhada.
Reuniões com pais

No encontro, responsáveis por estudantes fizeram perguntas e apresentaram sugestões.

A reunião com os pais de alunos de cursos técnicos integrados ao ensino médio acontece sempre no início do ano letivo. No dia 10 de junho representantes de diretorias e coordenações receberam cerca de 100 pais e responsáveis para passar informes e ouvir o que eles tem a dizer. O calendário letivo do campus ainda encontra-se em ajuste em decorrência da última greve dos servidores. Entre as questões de maior interesse demonstradas nas perguntas dos pais está a relativa à assistência estudantil.

A Coordenadora da Assistência Estudantil, Jercia Trindade de Oliveira, destaca o caso da alimentação: "Segundo alguns pais que se pronunciaram, o tempo que o aluno leva para se deslocar daqui até a casa, e depois retornar, é muito corrido, em média uma hora pra ir e uma para voltar, gerando desgastes já que são mais de 20 matérias para eles cursarem.

A Assistência Estudantil informou aos pais que há perspectivas de aumento do número de refeições servidas no campus com o efetivo funcionamento do Bloco G. Nele haverá uma nova estrutura para a merenda. "Nós atualmente só temos 550 vagas para o almoço e o auxílio alimentação", informou Jercia aos pais acrescentando que com a ampliação futura, pretende-se "atender todos os alunos do Integrado."

Outros gestores - Também foram pauta da reunião as bolsas de caráter socioeconômico: Permanência, Moradia, Alimentação e Transporte. "O Edital está em vigor e muitos deles estão concorrendo. O resultado será no dia 20", esclareceu Jercia. Para além da questão de bolsa foi discutida também a necessidade do acompanhamento e comprometimento dos pais na divisão de responsabilidade de orientação estudantil dos alunos para com a escola.

A Diretora da Educação Básica e Profissional, Cláudia Barroso Vasconcelos,  avalia que "houve um aumento na participação, mas ainda foi abaixo do que se esperava. Apesar dessa reunião ter sido promovida pela Direção da Educação Básica, nós convidamos também a Diretoria de Gestão Acadêmica, o Registro Acadêmico e a Diretoria de Assistência Estudantil para falar sobre o trabalhos das bolsas, as oficinas que a psicóloga organiza; O NAPNEE (Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais); O professor Jonivan, Diretor de Extensão, para falar sobre projetos de extensão e a Semana do Saber".