CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Inovação

Professores do Curso Técnico em Eletrotécnica e da Engenharia Elétrica fazem visita ao CEPEL

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 07/06/2017 17h19, última modificação 08/06/2017 14h32
Centro de Pesquisa em Energia Elétrica da Petrobrás está na vanguarda da pesquisa no Rio de Janeiro

Nos dias 01 e 02 de junho, professores do curso Técnico em Eletrotécnica e da Engenharia Elétrica visitaram o CEPEL, um centro de pesquisa que é referência no assunto. A visita foi focada no planejamento de grupos de pesquisa na área elétrica, já que o IFFluminense ainda não possui grupo de estudos nessa área, como destaca Leonardo Sardinha, diretor  do Ensino Superior em Tecnologia e Bacharelados do campus:

- A visita serviu pra que os professores conhecessem os laboratórios e a forma de trabalho da CEPEL, buscando uma linha de pesquisa que seja adequada ao perfil do engenheiro elétrico que queremos formar no IFFluminense.

Como resultado dessa visita, várias frentes de pesquisa estão sendo pensadas, principalmente estudos voltados para a produção de energia eólica e qualidade de energia elétrica, já que o IFFluminense tem um laboratório de qualidade de energia elétrica, além de haver um parque eólico no município de São Francisco de Itabapoana, o que diminui a quantidade de investimento necessário para o desenvolvimento do projeto.

“Nós conhecemos como funciona a operação do sistema elétrico no Brasil e essa visita nos ajudou muito a pensar em que áreas de pesquisa a Engenharia Elétrica vai ser focada”, disse Luilcio Silva de Barcellos, coordenador da Engenharia Elétrica.

O momento é propício para iniciar este tipo de atividade, já que a primeira turma do curso superior de Engenharia Elétrica encontra-se, atualmente, no quinto período e começa a explorar as disciplinas mais práticas. Apesar de ainda não haver previsão do início do grupo de pesquisa, o projeto está sendo pensado com muito cuidado e dedicação.