CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

ARTES CÊNICAS

Simpósio de Teatro expande a discussão sobre a preparação corporal na cena

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 17/08/2020 12h52, última modificação 17/08/2020 12h52
O evento online começa nesta terça-feira, 18 de agosto, e terá palestras, minicursos e oficinas práticas.
Simpódio de Teatro do IFF Campos Centro

Atores contracenam.Fotos: DivulgaçãoMontagem: Noah Beccari

O Núcleo de Pesquisas, Experimentações e Práticas em Artes Corporais Cênicas – Teatro Físico (Dança, Teatro e Circo) vai promover de 18 a 20 de agosto o Simpósio de Teatro Físico: corpo, tecnologia e cena expandida que irá discutir a preparação corporal nas artes da cena, bem como as possibilidades da tecnologia no palco.

O evento será online e as inscrições podem ser feitas AQUI. O Simpósio de Teatro é uma parceria entre o Curso de Licenciatura em Teatro e o ArtePoli - Núcleo de Pesquisa em Arte e Políticas Culturais e a Extensão do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro.

O Núcleo de Pesquisas, Experimentações e Práticas em Artes Corporais Cênicas é um projeto de extensão que desde 2015 propõe o diálogo entre as artes dos palcos com o ensino e a pesquisa.

Coordenadora do projeto e professora do Curso de Licenciatura em Teatro, Mônica Cristina Mesquita de Souza disse que o objetivo do Simpósio  é promover o estudo e a experimentação sobre o corpo e a preparação corporal nas artes da cena, associada à pesquisa com tecnologia digital e à cena expandida envolvendo teatro, dança, circo e artes audiovisuais.

"O estudo do corpo na arte é fundamental para o artista e professor de teatro por exemplo, pois no teatro o corpo é nossa ferramenta de expressão", disse.

Mônica disse que artistas da região e profissionais da área de tecnologia poderão participar do evento porque as discussões serão multidisciplinares.

" Estamos numa instituição de caráter técnico e tecnológico que conta com cursos na área de arte e tecnologia, então buscar parcerias e pesquisar estas possibilidades de interação da arte e tecnologia é fundamental e pode render bons frutos e é uma área em expansão."