CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Durante a Reditec

Trabalho de professoras do campus recebe prêmio na mostra de Experiências Exitosas

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 18/09/2018 18h37, última modificação 19/09/2018 16h31
As professoras Gilmara Barcelos e Silvia Cristina Freitas receberam o Prêmio Destaque nas Experiências Exitosas na Reditec 2018.
Experiência Exitosa

Placa referente à premiação concedida pela 43ª Reditec.

O trabalho intitulado Tecnologias digitais (TD) na formação de professores: integração entre ensino, pesquisa e extensão integrou a Mostra de Experiências Exitosas promovida na programação acadêmica da 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). As autoras relatam que "Atividades de pesquisa com essas tecnologias ocorrem, no IFFluminense, desde 2004 e envolvem licenciandos em Matemática no desenvolvimento de recursos didáticos. Os recursos são experimentados com professores e licenciandos e, posteriormente, são utilizados em disciplinas da Licenciatura (dimensão ensino) e em minicursos para a comunidade (dimensão extensão)."

Entre os recursos trabalhados com emprego das TD estão unidades de aprendizagem on-line, contendo materiais diversos e atividades investigativas; sequências didáticas com utilização de recursos em computadores e em tablets e estratégias pedagógicas baseadas no uso de smartphones. De forma progressiva houve uma expansão do uso dessas ações de ensino e aprendizagem chegando a cursos de pós-graduação, Lato e Stricto Sensu em formação docente.

Para as professoras Gilmara e Silvia Cristina as descobertas e aplicações resultantes das atividades de pesquisa com as TD em 14 anos são promissoras: "os dados obtidos ao longo desse tempo sinalizam que a integração entre pesquisa, ensino e extensão é uma proposta importante para a promoção de mudanças no campo educacional".