CAMPUS MARICÁ

Aulas em Maricá se iniciam nesta segunda

por admin publicado 12/02/2015 14h10, última modificação 15/12/2017 15h58
As aulas do IFF Maricá começam hoje, 23 de fevereiro. Nesta semana, a equipe do Instituto se reuniu com representantes da Secretaria de Educação do município.

Em visita à sede provisória do campus Avançado Maricá, o reitor do IFFluminense, Luiz Augusto Caldas, se reuniu com o diretor da unidade, César Dias, o secretário municipal de Educação, William Campos, e a equipe dele. O encontro aconteceu na manhã de segunda-feira, 09 de fevereiro de 2015, e teve como objetivo acertar os últimos detalhes em relação às adequações estruturais que estão sendo feitas no espaço.

O novo campus do IFFluminense, e o seu primeiro da região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro, irá funcionar, inicialmente, em um prédio cedido pela Prefeitura até que as obras da sede oficial sejam concluídas. O espaço foi avaliado pelo Ministério da Educação antes mesmo da autorização de seu funcionamento. Algumas adequações estão sendo feitas, incluindo a ampliação do número de ambientes de ensino-aprendizagem de sete para 12, no total, entre salas de aula e laboratórios.

“Com o início do funcionamento dessa nova unidade, o IFFluminense configura, do ponto de vista do território, o seu espaço definitivo. Já somos uma instituição presente nas regiões Norte e Noroeste Fluminense, Baixadas Litorâneas e, agora, na região Metropolitana, onde também teremos o campus Itaboraí, que está em construção”, destaca o reitor, Luiz Augusto.

Ensino: O campus Avançado Maricá vai ofertar o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio no Eixo de Infraestrutura e os alunos só farão a escolha pela habilitação no momento da renovação da matrícula para o 2º ano. A unidade vai trabalhar com uma proposta pedagógica baseada na concepção formativa da politecnia, que visa, entre outros aspectos, à formação integral do estudante, por meio da interdisciplinaridade e da integração da educação profissional com a formação humanística.

“Desde dezembro, a equipe de servidores tem se reunido para discutir essa proposta pedagógica e as ações do campus. Fruto dessas reuniões, estamos desenvolvendo o projeto integrador ´Maricá: ciência, luz e vida´, que se desdobrará, ainda, em outros projetos. O objetivo é promover uma interdisciplinaridade, integrando ensino, pesquisa e extensão a partir de temas ligados às questão locais e regionais”, explica o diretor, César Dias.

A unidade vai receber 68 novos estudantes e cerca de 70 alunos oriundos do 2º ano do Curso Técnico em Edificações, que era oferecido pelo CEM Joana Benedicta Rangel. O ano letivo da unidade começa no dia 23 de fevereiro de 2015, que contará com um acolhimento aos estudantes.

IFF nas redes sociaishttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 12/02/2015)