CAMPUS MARICÁ

Histórico

Maricá é um dos mais novos campi do IFFluminense, o primeiro da Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro.

IFF Marica 900x600.JPG 

Às margens da RJ-114, em Ubatiba - Maricá, o Campus Avançado Maricá é o primeiro campus do Instituto federal Fluminense a entrar em funcionamento na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Em uma área total de mais de 42 mil m², o campus compreende um complexo de prédios para atendimento de até 1.400 alunos, com ginásio esportivo, auditório, bloco de laboratórios técnicos, refeitório e bloco pedagógico com salas de aula. 

O Campus Avançado Maricá entrou em atividade no início do ano letivo de 2015, ainda na sede provisória, na região central da cidade. A inauguração do Bloco de Pedagógico e a transferência das atividades para o espaço do campus definitivo aconteceu em março de 2019.

Atualmente, o Campus Avançado Maricá oferta Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Edificações  e em Meio Ambiente, além da Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura, Memória Cultural e Sociedade. No Celiff (Centro de Línguas) são ofertados para a comunidade os cursos de Inglês e Espanhol. 

Em 2024, terão início mais 12 Cursos Técnicos no IFF Maricá, dentro do Programa Formatec: Maricá+Técnico, fruto de um convênio com duração prevista de três anos entre o IFF e a Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). A oferta de qualificação é para as modalidades de Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes, nas áreas de Edificações, Guia de Turismo, Informática para Internet, Logística, Meio Ambiente e Produção de Áudio e Vídeo.