CAMPUS MARICÁ

Início letivo

Campus Avançado Maricá retoma suas atividades

por maycon.dias@iff.edu.br publicado 31/01/2017 10h35, última modificação 31/01/2017 10h35
Estudantes, professores e técnico-administrativos iniciaram o terceiro trimestre de 2016 com revisão de conteúdos antes do período de avaliação. Paralelamente, a reforma do campus segue normalmente.
Imagem 1 - Comunidades acadêmica e externa reunidas

A reunião extraordinária do Conselho do Campus ocorreu em 15 de dezembro de 2016.

O Campus Avançado Maricá retomou as suas atividades acadêmicas em 30 de janeiro de 2017, dando continuidade ao calendário letivo 2016.2, após o recesso de fim de ano e férias escolares, período o qual foram realizadas ações administrativas, como atendimento ao público, para a efetivação das matrículas de novos estudantes e para o acompanhamento das intervenções efetuadas e em desenvolvimento, na infraestrutura da sede provisória.

Sobre esta última, uma reunião extraordinária do Conselho do Campus foi realizada no dia 15 de dezembro de 2016, contando com a presença dos conselheiros, da comunidade acadêmica (estudantes, professores e técnico-administrativos), dos pais e responsáveis pelos estudantes, dos secretários da Prefeitura Municipal de Maricá e seus colaboradores, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e da Reitoria do IFFluminense, cuja pauta trouxe a necessidade de decidir os próximos passos para a sede provisória e sua estrutura.

Após um rico debate, foram encaminhadas algumas soluções para amenizar os problemas elétricos e infraestruturais, visando proporcionar à comunidade acadêmica uma espaço adequado, seguro e confortável para as aulas e administração da unidade, enquanto se aguarda a efetivação da sede definitiva do campus, no bairro Ubatiba.

Imagem 2

O reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães, esteve presente na reunião extraordinária.

Atividades acadêmicas - Os estudantes e professores foram recebidos para a semana de revisão de conteúdos, que antecede o período de avaliação do 3º trimestre de 2016, vindo, na sequência, o período de recuperação trimestral e a divulgação do resultado parcial, observando a necessidade de verificação suplementar para os estudantes e sua aplicação. Considerando a continuidade das obras para o reparo dos telhados, dos banheiros, do laboratório de informática, da biblioteca, da pintura da área externa, dentre outras manutenções, tal recepção se deu conciliando as atividades administrativas e pedagógicas com as ações das obras

Segundo o coordenador de Administração do campus, José Luis de Santana Santos, algumas solicitações encaminhadas à Prefeitura Municipal de Maricá estão se concretizando. "Ao longo de, aproximadamente, dois anos, temos enfrentado duros desafios em relação às questões de infraestrutura no campus. Após o último incidente ocorrido na rede elétrica, em 11 de dezembro de 2016, tivemos, na escola, a presença de representantes da Prefeitura e da Reitoria que, juntos, estão buscando soluções, visando possibilitar à comunidade acadêmica um ambiente mais apropriado e seguro para trabalho e estudo”, afirma.

“As salas foram pintadas; alguns pisos, telhados e coberturas, refeitos; temos um ambiente sendo preparado para funcionar como laboratório da área técnica e algumas adaptações nas instalações elétricas. Estamos caminhando em prol das melhorias no campus”, comenta José Luis, reassaltando que ainda faltam algumas ações a serem realizadas na estrutura, como a adequação do padrão de fornecimento de energia elétrica e a construção de banheiros mais adequados e com acessibilidade, necessidades já apresentadas aos representantes da Prefeitura de Maricá e da Reitoria.

Imagem 4

Estrutura do Campus Avançado Maricá sendo reformada

A diretora-geral do Campus Avançado Maricá, Regiane Costa, evidencia uma nova fase na construção do diálogo e na reafirmação da parceria entre o IFFluminense e a equipe gestora do município. Para ela, "os desafios vão agregando novos sentidos a cada dia, na tentativa de garantirmos qualidade para a comunidade acadêmica. A perseverança e a solicitude do nosso coletivo de servidores e estudantes têm sido a principal estratégia para os enfrentamentos cotidianos, que, reitero, não foram poucos”.

Regiane ainda destaca que repensar as necessidades do campus tem sido uma atividade constante, realizada por todos e que contribui para a formação da unidade. “Tais ações consagram a relevância da unidade e pautam, no presente e no futuro maricaense, o direito à educação pública de qualidade e à educação profissional como propulsoras de novas realidades políticas, econômicas, culturais, sociais e ambientais”, afirma a gestora.

O alunado também enxerga, nas mudanças do Campus Avançado Maricá, boas possibilidades. Davi de Noronha, estudante do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações, afirma que as melhoras na estrutura da unidade têm sido importantes para a progressão dos seus estudos.

“Essa obra ajudou muito a gente porque deu visibilidade ao campus. Tínhamos algumas pendências. Na minha sala, por exemplo, o forro estava caindo. Quando retornei, achei tudo bem diferente, e não tinha mais perigo de cair em alguém. Além disso, a sala ficou mais clara e melhor para estudar com a troca do piso, além de muito bonita. O campus vai ficar melhor ainda com o término das obras. Vai ter tudo de primeira para os alunos", comenta Davi.

Comunicação Social da Reitoria com Campus Avançado Maricá