Estudantes do IFF devem fazer cadastro para receber chip de internet

por Comunicação Social da Reitoria publicado 31/08/2020 13h01, última modificação 02/09/2020 13h18
Material será fornecido pelo Ministério da Educação para que os estudantes tenham acesso às atividades acadêmicas remotas.
Estudantes do IFF devem fazer cadastro para receber chip de internet

Chips serão de 20GB mensais, fornecidos por projeto do Ministério da Educação (Foto: Banco de Imagens).

Estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) têm até o dia 11 de setembro para fazer seu cadastro para receber chip de acesso à internet, com 20GB mensais, por meio do projeto Alunos Conectados do Ministério da Educação e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (MEC/RNP). Os interessados devem preencher o formulário disponível AQUI e informar o seu CPF no espaço intitulado Token.

Para participar, o estudante tem que estar matriculado em um dos cursos presenciais do Instituto – nível técnico, graduação, pós-graduação e FIC ofertados por itinerários formativos - e ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, embora serão atendidos prioritariamente os estudantes cujas famílias tenham renda de até 0,5 salário mínimo. Todas as orientações estão no Edital N.º 86, que pode ser acessado no Portal de Seleções do IFF.

Quando o estudante for retirar o chip no IFF, deverá levar o documento de autodeclaração de renda per capita familiar (Anexo I do edital), que poderá ser escrita a próprio punho e assinada pelo aluno maior de 18 anos ou pelo responsável legal no caso dos menores de idade.

A chamada está sendo coordenada pela Diretoria de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas (Dipece) do IFF. O diretor, Maurício Guimarães Vicente, explica que com o chip os estudantes poderão desenvolver suas atividades acadêmicas remotas.

“Essa chamada pública é para alcançar aqueles estudantes que não têm acesso à internet, que receberão um chip com 20GB para desenvolver suas atividades. Não será a única iniciativa do Instituto, pois estamos tentando outros caminhos para que todos possam acessar a rede e, assim, participar das atividades remotas”, ressalta, acrescentando que o quantitativo de chips ainda será informado pelo MEC, e que o esforço é para que todos os cadastrados sejam atendidos.

A listagem dos estudantes contemplados será divulgada no primeiro dia útil após o fim das inscrições, e a data prevista para a distribuição dos chips é entre 15 a 20 dias após o resultado.

Alunos Conectados: A RNP está apoiando o Ministério da Educação (MEC) na contratação de operadoras de serviço móvel pessoal para disponibilizar internet a estudantes de baixa renda matriculados em universidades federais e nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

O objetivo é possibilitar ao aluno desenvolver suas atividades acadêmicas remotas, fora do campus de sua instituição de ensino, de forma emergencial, em adaptação e inclusão, no contexto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Deverão ser atendidos cerca de 906 mil estudantes em todo o Brasil, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e as operadoras que ganharam a concorrência foram Oi e Claro.  (Fonte: RNP)