Capacitar para incluir é tema de evento no IFF que vai tratar o autismo

por Comunicação Social da Reitoria publicado 22/07/2024 14h46, última modificação 22/07/2024 15h04
Mesa-redonda é aberta a todos os interessados e será realizada nesta sexta, 26 de julho.
Capacitar para incluir é tema de evento no IFF que vai tratar o autismo

Evento é gratuito e terá certificado (Arte: Lionel Mota).

A Reitoria do IFF, por meio da Pró-reitoria de Políticas Estudantis, atenta às necessidades das políticas estudantis do Instituto, vai realizar o evento Capacitar para Incluir, na próxima sexta-feira, 26 de julho, às 15h, no auditório do IFF Campus Campos Guarus.

O objetivo, segundo a pró-reitora de Políticas Estudantis do IFF, Márcia Chrisóstomo, é mostrar a importância da contínua capacitação sobre os transtornos do neurodesenvolvimento e, principalmente, sobre autismo, para  que verdadeiramente ocorra inclusão das crianças e adolescentes autistas na escola e na sociedade com potencial pleno.

A mesa-redonda será composta por Márcia, o deputado Reimont  e a pedagoga do IFF, Odila Mansur.

“O IFF, sendo referência na educação inclusiva por meio dos seus Núcleos de Atendimento às pessoas com Necessidades Específicas, busca capacitar profissionais para atuarem com pessoas com TEA com o objetivo de desenvolverem seu máximo potencial”, ressalta Márcia.

O evento é aberto a todos os interessados e a organização aguarda um público de 200 participantes. A inscrição, gratuita, será feita no local e os certificados serão enviados por e-mail.

“É muito importante que os profissionais sejam instrumentalizados com conhecimento e técnicas para atuarem  com as pessoas autistas, pois além de obter êxito escolar elas precisam  também  desenvolver a comunicação, a independência e a interação social”, destaca Márcia.

O Deputado Reimont  é membro titular da Comissão de Educação e suplente na Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação, e tem relevante atuação na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Odila Mansur é pedagoga do IFF, neuropsicopedagoga, doutora em Educação, na linha de Educação Especial; professora do Ensino Superior e de Cursos de Pós-graduação; coordenadora de um ambulatório para crianças com atrasos e transtornos do neurodesenvolvimento.

Capacitar para Incluir

Data: 26/07/2024