NÚCLEO DE SUSTENTABILIDADE DO IFF

Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e elaboraram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. Assim, a Agenda 2030 apresenta os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ( ODS ), com 169 metas, cujo objetivo é erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, respeitando os limites do planeta. Os objetivos e metas propostos devem ser adotados pelos países de acordo com suas prioridades, mas que atuem no espírito de uma parceria global de forma a orientar as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas no presente e no futuro.

Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. Se cumprirmos suas metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e pouparemos as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima.

objetivos de desenvolvimento sustentável.png

Como pode ser observado a partir da figura acima apresentada, os objetivos coadunam com muitas das ações que fazem parte do dia-a-dia de nossa instituição. Assim, em meados de 2019 foi regulamentado o Núcleo de sustentabilidade do Instituto Federal Fluminense (NUSIFF). Esse mesmo núcleo passou por um processo de reestruturação no final do ano de 2020 e com a extinção da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional, conforme a Portaria N.º 642/2020 – REIT/IFFLU, de 14 de outubro de 2020, passou a estar vinculado a Diretoria de Implantação do Campus Itaboraí e de Projetos de Sustentabilidade na forma da Coordenação de Ensino do Campus Itaboraí e do Núcleo de Sustentabilidade.

A Coordenação de Ensino do Campus Itaboraí e do Núcleo de Sustentabilidade foi designada em novembro de 2020, conforme a Portaria N.º 713/2020 – REIT/IFFLU, de 23 de novembro de 2020. Sendo alterada pela portaria Nº 429/2021, de 11 de junho de 2021, passando a se chamar Coordenação de Administração do Campus Itaboraí e do Núcleo de Sustentabilidade. Neste momento passa por uma nova adequação de forma a estar em definitivo na estrutura organizacional ligada à própria reitoria.

Ainda em 2019 como planejamento para a reestruturação foram tomadas as seguintes ações :

• Reuniões com o reitor e com o diretor executivo para levantamento de informações do núcleo e alinhamento de expectativas.
  • Reunião com a pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação em conjunto com a pró-reitoria de extensão, cultura, esporte e diversidade, foram definidas ações para inserção de critérios, nos futuros editais, para que contemplassem as ações de sustentabilidade e o alinhamento com os ODS da agenda 2030 da ONU.
  • Reunião com o antigo coordenador do núcleo em conjunto com o pró-reitor de administração.
  • Apresentação no colégio de dirigentes do dia 01 de dezembro de 2020 o planejamento do núcleo com as ações que se desdobram pelo ano de 2021.

agenda de reuniões 2021.png

Como resultado do início desse processo reestruturante a portaria  Nº 290/2021, de 29 de abril de 2021, passa a designar o Núcleo com as seguintes representações:

• Cada uma das unidades do IFFluminense;
  • Dos núcleos I, II, III e IV;
  • Pró-reitoria de administração;
  • Pró-reitoria de ensino;
  • Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação;
  • Pró-reitoria de extensão, cultura, esporte e diversidade.

Na primeira reunião, ocorrida no dia 21 de maio de 2021, foi estabelecida a agenda de reuniões para todos os membros.

As reuniões ocorreram nas datas demonstradas na tabela ao lado.

Além disso, os membros da equipe foram divididos em grupos menores de forma que pudéssemos atender a necessidade das ações planejadas.

Ficando da seguinte forma a divisão interna:

câmara de administração.png

Câmara de Administração

câmara de capacitação.png

Câmara de Capacitação

diagnóstico.png

plano de logística sustentável.png

Plano de Logística

O núcleo continua encaminhando junto aos outros setores as seguintes recomendações:

Links Importantes

agenda 2022.png