Participação

IFF realiza consulta à comunidade sobre a reabertura do calendário letivo e o ensino remoto emergencial

por Comunicação Social da Reitoria publicado 07/08/2020 18h08, última modificação 10/08/2020 17h06
A consulta faz parte do processo de construção das diretrizes para a reabertura do calendário letivo, tendo em vista o ensino remoto emergencial, após a realização das audiências temáticas.

Pesquisa estará disponível para contribuições da comunidade acadêmica (Arte: Julio Negri)

Estão disponíveis para participação e contribuição da comunidade acadêmica do IFF uma pesquisa sobre a reabertura do calendário letivo e o ensino remoto emergencial, que poderá ser respondida entre os dias 10 e 11 de agosto, além do relatório final das audiências temáticas. Para participar da pesquisa, clique AQUI e informe o seu CPF, sem caracteres, só números, na caixa intitulada Token. Para ler o relatório final das audiências temáticas,  acesse AQUI.

A pesquisa é mais uma etapa do processo de construção das diretrizes para o ensino remoto emergencial, que irão nortear os campi do IFFluminense na tomada de decisão sobre a viabilidade de retorno do calendário letivo e na elaboração de seus planos de atividades.

Diálogo com a comunidade – o estudo de viabilidade para retomada do calendário letivo teve início no mês de junho com a definição dos temas e do cronograma, pelo Colégio de Dirigentes e pelos representantes das Câmaras de Ensino, Pesquisa e Extensão, para a realização de audiências temáticas online com a comunidade do Instituto.

De 20 a 31 de julho, 12 grupos de trabalho (GTs), formados por servidores do Instituto, coordenaram as audiências, onde apresentaram e acolheram proposições para construção de diretrizes sobre diversos temas como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Limites de número de disciplinas e cargas horárias para as atividades remotas emergenciais, Assistência Estudantil, Avaliação e Acompanhamento de Atividades Remotas, entre outros (Relembre AQUI). A comunidade do IFF pôde participar das audiências e fazer sugestões e apontamentos pelo sistema de webconferência da RNP e por meio de formulários online. Os vídeos das audiências estão disponíveis AQUI.

“Tenho certeza de que esse foi o momento mais rico de toda essa ação, essa escuta, onde muito foi considerado para a construção dos relatórios das audiências, que estão em fase de escrita pelos coordenadores para compor a relatoria geral”, destacou a diretora de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas do IFF e integrante da comissão que coordena o estudo de viabilidade de retomada do calendário letivo, Cátia Viana. A afirmação foi feita durante reunião final das audiências com a comunidade do Instituto, realizada na quarta-feira, dia 05 de agosto, com a participação do reitor Jefferson Manhães e de alguns coordenadores das audiências temáticas.

Próximas etapas - após a realização da pesquisa com a comunidade, o documento orientador com as diretrizes para o ensino remoto será apreciado, nos dias 17 e 18 de agosto, pelos colegiados: Conselho de Campus, Colégio de Dirigentes, Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação e Conselho Superior. Após sua aprovação, os campi iniciarão a construção do seu Plano de Atividades, a partir do dia 19 de agosto.