CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Terceira idade

Alunos da Unati participam de aula sobre embalagens de alimentos

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 09/04/2018 12h00, última modificação 09/04/2018 12h44
Alunos do curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA) ensinaram a identificar informações importantes em embalagens.
Aula Unati

Divididos em grupos, eles aprenderam sobre identificação de informações em rótulos de alimentos.

Cinco alunos do CTA foram professores por uma tarde na última terça-feira, dia 05 de abril. A turma da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) teve a oportunidade de aprender a identificar informações importantes em embalagens de alimentos com os futuros cientistas. “É muito importante sabermos o que consumimos e, principalmente eles, que se encontram em uma faixa etária com maior risco de doenças cardiovasculares, pressão alta, diabetes, entre outros”, explica a professora Christyane Bisi, que orientou os graduandos durante a atividade.

Inicialmente, a turma assistiu à explicação do tema, apresentado com apoio de ilustrações que tornaram a abordagem bastante didática. Um momento para questionamentos sanou as dúvidas restantes, antes de participarem da atividade prática, realizada com roupagem de dinâmica: divididos em quatro grupos, os alunos receberam embalagens e tiveram que identificar características que deveriam ser modificadas nelas. O principal apontamento foi o tamanho das letras dos rótulos, que costumam ser muito pequenas. “A dinâmica foi essencial para que pudéssemos ver que o que falamos teve seu efeito. Eles analisaram as embalagens dos alimentos de uma forma nova, com um olhar mais crítico para aquilo que antes passava despercebido”, citou a graduanda Layne Gaspayme.

Para o estudante Diego Pádua, também do CTA, a experiência foi ainda mais especial. “Pude passar meu conhecimento a uma das alunas da Unati que foi minha professora no Ensino Fundamental. Lá era ela quem me ensinava e hoje quem ensinou fui eu. Isso foi fantástico e engrandecedor”, orgulhou-se.

A aula foi tão bem avaliada que novos temas foram sugeridos para reuniões futuras. “Os alunos da terceira idade amaram a aula, acharam muito interessante essa troca e pediram que ministrassem outro curso, com o tema ‘curiosidades na área de alimentos’”, conta Christyane.

Encontros como esse acontecem uma vez por mês e, em outras ocasiões, são ministradas oficinas para a turma, que é dividida em três grupos menores, assistidos separadamente pelos professores Thaís Romano, coordenadora da Unati,  Rafael Tardin e Christyane Bisi. Nessa ocasião, também participaram da ministração os estudantes do CTA Layne Gaspayme, Matheus Gualande, Diego Pádua, Bianca Batista, Yan Souza e Haylane Dutra.

Atividades – A Unati desenvolve diversas programações dentro e fora do Campus Bom Jesus. Além das aulas regulares oferecidas ao longo do semestre, viagens e visitas técnicas são organizadas pela coordenação, professores e estudantes. A última delas aconteceu no final de 2017, com uma visita a Venda Nova do Imigrante – ES.

Viagem de Encerramento Unati

Os 40 alunos encerraram o semestre aproveitando o frio capixaba.