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Campus Bom Jesus é indicado como referência por Coordenador do MEC
Professores do Ifes visitam estruturas produtivas do campus Bom Jesus, indicado como referência por coordenador do MEC.
“Temos muitos sonhos para este projeto”, conta a zootecnista Veridiana Silva, coordenadora do curso técnico em Agropecuária do IFES campus Montanha. Ela, o diretor da instituição, André Sampaio, e outros três professores são os responsáveis pela criação do projeto das estruturas produtivas e dos laboratórios do campus, criado há apenas um ano e meio. Esta missão levou o grupo a Bom Jesus do Itabapoana, com o objetivo de conhecer os laboratórios e a área produtiva do IFFluminense, que serão usados como referência para o projeto de Montanha.
A indicação do campus Bom Jesus foi feita pelo coordenador-geral de Planejamento e Gestão de Rede da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Nilton Cometti. “O modelo do campus Bom Jesus é o que eles precisavam conhecer, porque o foco da instituição não é a produção, como nos modelos mais antigos da educação agrícola, que exigiam grandes espaços. A estrutura é menor e já consolidada, por isso a indicação”, explica.
O grupo foi acompanhado por professores do curso e orientado por profissionais de vários setores da instituição. Todos se mostraram satisfeitos em contribuir com o projeto e lisonjeados pela indicação: “outras instituições já nos visitaram anteriormente com este propósito e ser indicado pelo órgão máximo no ensino de nosso país é motivo de muito orgulho”, avalia o diretor do campus Bom Jesus, João Renato Escudini.
Para o professor Fernando Ferrara, que conduziu o grupo, “esta visita mostra que fizemos escolhas certas ao fazer nossos laboratórios das áreas de produção animal e vegetal em tamanhos que venham atender às necessidades do ensino, extensão e, alguns, à pesquisa. Compartilhar isto é muito gratificante, principalmente quando é referendado pelo MEC”, conclui.
O campus Montanha já conta com os cursos técnicos em Administração e Agropecuária, ambos integrados ao ensino médio. Há um ano o projeto de construção dos setores produtivos vem sendo estudado. Segundo os idealizadores do projeto, conhecer a estrutura e a experiência dos profissionais do IFFluminense superou as expectativas. “Precisávamos de um modelo que fosse adequado à nossa realidade. O estado vive de pequenos produtores e é para eles que estamos montando nossa estrutura, que precisa ser funcional. Há um ano percebemos que nosso projeto precisa ser integrado e encontramos isso aqui: integração”, destacou Veridiana.