CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Campus realiza imunocastração de suínos

por admin publicado 13/05/2013 13h39, última modificação 15/12/2017 10h33
O experimento foi realizado em parceria com a Uenf. A técnica de imunocastração traz benefícios para o bem-estar dos suínos e gera economia para os produtores.

O campus Bom Jesus realizou na tarde de quinta-feira, dia 09 de maio, o processo de imunocastração de 24 suínos. A técnica consiste na castração de suínos machos com a aplicação de duas doses de vacina. O experimento faz parte do projeto do zootecnista Edison Torres, ex-aluno do curso técnico de agropecuária do campus Bom Jesus e mestrando na área de Ciência Animal e Nutrição de Não Ruminantes, pela Uenf.

O processo de imunocastração foi acompanhado pela professora de Zootecnia e responsável pela suinocultura do campus Bom Jesus, Sebastiana Corrêa, pela diretora de pesquisa e extensão, Thaís Romano, e pelo professor de Zootecnia, Columbino Teixeira.

O zootecnista Edison Torres diz que a imunocastração é mais eficaz que a castração cirúrgica. “A castração por meio de vacina causa menos sofrimento para os animais, que conseguem atingir o mesmo ganho de peso que os animais castrados cirurgicamente, e consomem uma quantidade menor de ração, gerando economia para os produtores. Além disso, a carne dos animais imunocastrados possui menor teor de gordura”, conta o zootecnista.

A professora Sebastiana Corrêa diz que a realização de experimentos como este, em parceria com a Uenf, é extremamente positiva para o campus Bom Jesus. Esta parceria possibilita a introdução de novas tecnologias em nosso campus, o desenvolvimento de pesquisas e maior oportunidade de conhecimento para nossos alunos, por meio de palestras e aulas práticas com profissionais ligados a área de agropecuária”, afirma Sebastiana.