CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Capoeira empolga público no Fórum Mundial

por admin publicado 30/05/2012 12h25, última modificação 15/12/2017 10h34
Grupo de capoeira do câmpus Bom Jesus apresentou "Capoeira de Angola, Capoeira Regional e Maculelê" no palco da Praça de Alimentação. Alunos do IFPI particparam da atividade.

Seja no Piauí, Santa Catarina ou no Rio de Janeiro, a capoeira move o público. Prova disso foi a apresentação nesta terça-feira (29/05) do grupo de capoeira do câmpus Bom Jesus do Itabapoana no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, realizado em Florianópolis (SC). Treze alunos empolgaram a Praça de Alimentação do Fórum com o trabalho “Capoeira de Angola, Capoeira Regional e Maculelê”, realizado no Palco 2 da Ala Central do Centro Sul.

Ao som do berimbau, atabaque e pandeiro, a capoeira cativou o público, que aos poucos se aproximou da roda até lotar o espaço da Praça de Alimentação. No fim, todos os presentes foram convidados para participar do samba de roda promovido pelos capoeiristas.

O professor Cidllan Faial comentou sobre o objetivo da atividade desenvolvida no câmpus Bom Jesus.

“Nosso papel aqui não é só formar um grupo de capoeira, mas levantar discussões, fortalecer e ampliar nossa cultura genuinamente brasileira dentro da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e em toda sociedade. Desta forma, podemos, inclusive, modificar alguns preconceitos sobre o capoeirista”.

Durante a apresentação, Cidllan Faial convidou Francisco das Chagas Cavalcante da Rocha, o mestre Careca, professor de Educação Física do Instituto Federal do Piauí, e seus alunos, para participar da roda de capoeira. Nesta quinta-feira (31/05), às 19h50min, será a vez do IFPI demonstrar o trabalho “Orquestra de Berimbau”, que faz parte do Projeto de Extensão “Capoeira: Cultura e Formação”. Francisco da Rocha elogiou a determinação do câmpus Bom Jesus.

“Sabemos da dificuldade de se trabalhar uma modalidade de luta, como é a capoeira, e mesmo assim vemos um professor de Educação Física, que não tem a formação específica de capoeira, agrega os alunos e desenvolve um belo trabalho. Gostamos muito do que vimos aqui, o Instituto Federal Fluminense está de parabéns”, comentou Franciso, que explica seu projeto no Piauí.

“Desde 2010 começamos realizar o Projeto de Extensão. Dentro dele, trabalhamos não só a parte prática da capoeira, mas também a teórica, a fabricação e o aprendizado dos instrumentos. A partir deste trabalho, surgiu a apresentação Orquestra de Capoeira, que mostraremos aqui no Fórum Mundial”, concluiu Francisco.

Veja mais fotos em www.flickr.com/iffbomjesus.