CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Jovens Talentos

Estudando em casa: Projeto do IFF Bom Jesus lança canal sobre Matemática

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 27/04/2020 15h30, última modificação 27/04/2020 15h57
Canal oferece gratuitamente conteúdo explicativo, incluindo resolução de exercícios e material de apoio.
Não Pira

"Esperamos popularizar o ensino da Matemática e, desse modo, contribuir para a minimização de desigualdades", afirmam coordenadores do projeto.

A Matemática pode representar um grande desafio para muitos estudantes. Equações, funções, progressões, trigonometria, estatística... são verdadeiros “bichos de sete cabeças” para os mais resistentes à disciplina. Com o objetivo de oferecer um auxílio na superação dessas dificuldades, os professores Leonardo Muniz e Thiago Jacomino, do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, criaram o canal “Não pira” (em referência ao número pi), que tem sido bem recebido pelos alunos durante o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19.

A iniciativa é fruto de um projeto do Programa Jovens Talentos da Faperj coordenado pelos docentes, que orientam a aluna Sarah Rangel, do segundo ano do curso técnico integrado em Química. “Buscamos, com os recursos tecnológicos disponíveis no Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Matemática (LEAM) do Campus Bom Jesus do Itabapoana, produzir materiais de cunho didático-pedagógico que possam auxiliar os alunos e alunas no desenvolvimento da disciplina, bem como material de apoio didático nos diversos níveis”, explica o professor Leonardo Muniz. Além do canal, o projeto tem se dedicado à criação de apostilas com conteúdos compatíveis com o Ensino médio, disponibilizadas gratuitamente AQUI.

Os assuntos abordados no material estão relacionados aos vídeos do canal e, segundo Leonardo, buscam uma escrita que facilite a aprendizagem. “Ao percebermos que alguma informação precisa de mais elaboração, mais aprofundamento, ou que possa gerar alguma dificuldade ou dúvida para o leitor-estudante, postamos um vídeo explicando melhor o que se quer dizer”, afirma. Os coordenadores acreditam que essa é uma forma de encorajar os discentes a ler, entender o conteúdo e continuar os estudos. As apostilas oferecem exercícios de diferentes níveis de dificuldade, com gabarito e, algumas delas, com resolução em vídeo no canal, sendo uma boa ferramenta para quem se prepara para provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo.

“Matemática Financeira” foi o primeiro tema escolhido para embasar as produções do Não pira. Além de ser um assunto extracurricular, que não está previsto nos planos de ensino, a importância do conteúdo foi o que motivou a escolha para a estreia do canal. “Ora, as operações de empréstimos estão presentes em nosso dia a dia e as decisões financeiras transcendem à ideia de prestação que ‘cabe no bolso’”, explica o professor Thiago Jacomino. Segundo ele, a expectativa é que o canal ultrapasse os muros do IFFluminense e auxilie a todos os estudantes, em especial àqueles que possuem alguma dificuldade com a matéria. “Para esses, gostaríamos de incentivá-los e motivá-los a aprenderem Matemática, esperando que, assim, percebam que essa é uma disciplina fantástica, cuja principal característica é provocar a curiosidade, permitindo a criação da autonomia dos educandos”, acrescenta.

PesquisaUma pesquisa online, realizada no início do projeto com alunos e alunas do Campus Bom Jesus, coletou informações sobre o interesse em um canal de Matemática no Youtube. Foram obtidas 255 respostas, apontando que 65,9% dos participantes apresentam alguma dificuldade com a disciplina. Apesar disso, muitos não têm o hábito de assistir a vídeos como ferramenta de auxílio aos estudos: quase 72% dos entrevistados não costumam buscar os recursos audiovisuais para estudar Matemática.

Indagados sobre o que eles gostariam de assistir nos vídeos do canal, as alternativas assinaladas aparecem na seguinte ordem: resolução de exercícios sobre conteúdos específicos (69,8%), vídeos sobre a teoria, com o professor explicando o conteúdo (59,6%), resolução de questões de vestibulares ou Enem (48,6%), revisão de conteúdos do Ensino Fundamental (42,4%) e curiosidades matemáticas (25,1%).

Continuidade – O projeto pretende produzir novas apostilas, explorando os recursos do LEAM para proporcionar outras formas de aprendizagem, respeitando a individualidade de cada estudante. Buscando atender a essas necessidades, serão realizadas enquetes para que o público escolha o próximo assunto a ser abordado, destacando o protagonismo dos educandos.

Esperamos que o canal 'Não pira' tenha uma relevância didático-pedagógica, podendo minimizar os impactos criados pelo isolamento social que se faz necessário. Nosso papel é contribuir com uma aprendizagem eficaz, valorizando espaços dentro e fora da sala de aula”, concluem os coordenadores do projeto.

Confira o vídeo de apresentação do canal: