CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

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19 de abril

Estudantes promovem exposição de trabalhos sobre Povos Indígenas

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 02/05/2024 11h00, última modificação 06/05/2024 09h00
Atividades foram desenvolvidas sob orientação dos professores Wedson Pacheco e Karina Neves.
Apresentação de trabalhos sobre etnias indígenas

Atividades foram apreciadas por avaliadores internos.

A comemoração do Dia dos Povos Indígenas, celebrado no dia 19 de abril, foi diferente neste ano no Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Assumindo o protagonismo na construção de saberes, os estudantes produziram apresentações sobre diversas etnias indígenas brasileiras e realizaram uma apresentação no Hall do bloco principal da instituição, onde também ficaram expostos diversos pôsteres produzidos pelos discentes. 

O professor Wedson Felipe Cabral Pacheco ministrou aulas expositivas e explicou a Geografia Decolonial Indígena aos alunos. A partir deste conteúdo, eles realizaram pesquisas e se aprofundaram nas informações sobre o tema. “Nesta metodologia ativa, o aluno é personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado sobre o assunto, que é tão relevante”, explicou o docente.

O Dia dos Povos Indígenas é comemorado no dia 19 de abril. Segundo Wedson, a data tem como objetivo celebrar a diversidade cultural do Brasil e de seus povos originários, além de refletir sobre os desafios enfrentados por essas comunidades e renovar o compromisso com seus direitos. A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) é o órgão responsável pelos direitos dos indígenas brasileiros. Também existe no país o Ministério dos Povos Indígenas.                        

Até 2022, a data recebia o nome de “Dia do Índio”, mas, após a promulgação da Lei 14.402/22, passou a ser conhecida como "Dia dos Povos Indígenas". A Lei nº 11.645, de 10 março de 2008, torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, “reforçando a importância da realização de ações e reflexões sobre a temática”, conclui o professor.