CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Professora de Espanhol do IFF Bom Jesus participa de intercâmbio na Espanha

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 12/12/2023 13h50, última modificação 14/12/2023 15h00
Anna Carolina Boldrini foi contemplada com bolsa de formação como prêmio do Concurso Colegio del Año en Español.
Anna Carolina Boldrini

Colegio Base foi uma das instituições visitadas durante imersão. - Foto: Foto: Arquivo pessoal

O trabalho de excelência desenvolvido pela professora Anna Carolina Boldrini, responsável pela disciplina de Espanhol no Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, já recebeu reconhecimento internacional. Premiada com o segundo lugar no Concurso Colegio del Año en Español em 2022, realizado pela Consejería de Educación de la Embajada de España no Brasil e pelo Colégio Miguel de Cervantes, de São Paulo, a educadora trouxe diversos prêmios para a instituição e, entre eles, conquistou uma bolsa de formação que a levou a uma imersão internacional em Madrid, na Espanha.

Foram duas semanas de aprendizagem profissional, conhecendo o sistema educativo espanhol da Educação Infantil, Primária e Secundária em escolas públicas, privadas e concertadas, que são privadas, mas parcialmente financiadas por fundos públicos. “Conheci vários projetos pedagógicos realizados pelos professores de diferentes instituições do sistema educativo espanhol, foi significativo ver a ênfase no desenvolvimento humano e socioemocional dos estudantes, com incentivo à criatividade e protagonismo estudantil”, lembra Anna Carolina. Ela visitou laboratórios e salas de aulas, conversou com professores, diretores e coordenadores das instituições visitadas sobre projetos pedagógicos exitosos e diferentes abordagens educacionais.

“Conheci também o programa de Bachillerato Internacional (IB) que consiste em fornecer uma formação pluricultural que prepara os estudantes para uma educação bilíngue, por meio de vivências e imersões em língua materna, que no caso específico de uma das escolas que visitei é o espanhol, inglês e francês”, conta. Segundo a professora, o programa exige certo rigor acadêmico e foca no desenvolvimento integral dos estudantes, tendo como referência valores humanísticos que são de responsabilidade universal. “Tanto os métodos quanto os materiais utilizados visam ao desenvolvimento da autonomia, da reflexão, cooperação, despertam a curiosidade e criatividade, entre outros aspectos, como o respeito pela diversidade e a compreensão do entorno”, explica.

As vivências adquiridas durante a imersão já impactam a prática profissional da educadora no IFF Bom Jesus. Ela destaca a interculturalidade como um dos principais aspectos desenvolvidos a partir da experiência na Espanha. Entre as metodologias de ensino observadas, ela cita o método da indagação com enfoque em STEAM, que prioriza o protagonismo do estudante e a valorização dos trabalhos que desenvolvem, favorecendo também o desenvolvimento da autonomia e criatividade dos discentes, além da aprendizagem pela experimentação e criação. “Alguns aspectos do método já aplicava com os estudantes, principalmente em relação à criatividade e trabalho colaborativo mediado pela tecnologia. No entanto, a experiência me sensibilizou para refletir sobre outras habilidades necessárias à formação dos nossos estudantes, como a capacidade comunicativa e habilidades socioemocionais. A partir da observação percebi a necessidade de enfoque nessas habilidades”, avalia.

Atividades com base nos novos conhecimentos culturais e metodológicos adquiridos durante a imersão já estão sendo desenvolvidas nas aulas no IFF Bom Jesus. Neste bimestre, os estudantes foram desafiados a criar uma linha do tempo digital colaborativa para compartilhar infografias que produziram sobre aspectos políticos e históricos de países hispanofalantes. Para o futuro, os planos incluem o uso do método da indagação e o desenvolvimento de turmas superiores no ensino médio, que funcionam como aperfeiçoamento da vocação dos estudantes.

Anna Carolina ressalta, ainda, a valorização da aprendizagem de línguas estrangeiras observada nas instituições espanholas, onde outros idiomas estão inseridos no contexto de aprendizagem formal desde o maternal. “Precisamos entender que  aprender línguas abre possibilidades para oportunidades profissionais, amplia nosso acesso a repertórios culturais e gera experiências que transformam a nossa visão de mundo”, conclui.

Graças à conquista no concurso Colegio del año en Español, o IFF Bom Jesus passou a integrar a Rede de Centros de Excelencia no ensino do Espanhol no Brasil, composto também por outras 25 instituições. Relembre a premiação AQUI.

Troca de experiências com profissionais brasileiros e estrangeiros enriqueceu a participação de Anna Carolina Boldrini na imersão.