CAMPUS CABO FRIO

Energia solar

Equipe do IFFluminense participa de competição de barcos movidos a energia solar

por Comunicação Social Campus Cabo Frio publicado 21/03/2022 15h24, última modificação 21/03/2022 15h24
O IFFluminense está participando Desafio Solar Brasil, de 16 a 22 de março, no município de Niterói-RJ.
Integrante da equipe Solaris se preparando para a prova.

O evento consiste em uma competição de barcos elétricos movidos a energia solar e reúne equipes de várias instituições do Brasil. Atualmente, o barco Solaris, do IFFluminense, conta com uma equipe multicampi que reúne servidores e alunos dos campi Cabo Frio, São João da Barra e Polo de Inovação, trabalhando integrados nas áreas dos Cursos Técnicos de Construção Naval e Eletromecânica, e o bacharelado em Engenharia Mecânica

A competição acontece na Praça do Rádio Amador, em São Francisco, município de Niterói – RJ, e vai até o dia 22 de março . Esse ano  participam 14  equipes, e paralelo à competição, o público poderá visitar a área do paddock e conhecer de perto as embarcações, além de participar de atividades de extensão, exposição, exibição de vídeos e uma roda de conversa que acontecerá simultaneamente às provas das embarcações.

Segundo os estudantes que integram a equipe, a expectativa para uma boa colocação na prova é grande porque, até o momento, a Solaris é a única equipe que ainda não apresentou defeitos na embarcação ao longos das provas, sendo um total de quatro provas perfeitamente realizadas. "Tais provas exigiram consistência e velocidade e ainda assim estamos com excelente pontuação no ranking atual. Apesar das dificuldades, a equipe Solaris está fazendo uma competição muito sólida. Almejamos permanecer com essa energia para manter o primeiro lugar no Desafio Solar Brasil 2022, etapa Niterói", enfatiza Mateus, um dos integrantes.

O Desafio Solar Brasil é uma realização do NIDES – Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social / UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, em conjunto com o Lafae – Laboratório de Fontes Alternativas de Energia da UFRJ e a engenharia mecânica da UFRJ/Macaé, e tem como objetivo promover o desenvolvimento da tecnologia formar estudantes de ciências e tecnologias no uso de fontes alternativas energia, entre outros.

Participação do IFFluminense no Desafio Solar Brasil

O IFFluminense já participou de outras edições do Desafio Solar Brasil. Originalmente, a equipe Solaris do Campus Cabo Frio, participou no ano 2009 e, em 2010, ano em que foi a vencedora da competição. O Campus Avançado São João da Barra participou do evento em 2014, conquistando o 3° lugar com a apresentação de banner do Projeto Ecobarco. Em 2016, a equipe alcançou o 7º lugar.

Atualmente, a formação da equipe é multicampi e representa o IFFluminense nas competições.