CAMPUS CABO FRIO

Notícias

Pesquisa e Extensão

Programa de extensão entrega equipamentos para comunidades quilombolas

por Comunicação Social Campus Cabo Frio publicado 05/04/2023 17h49, última modificação 05/04/2023 17h49
No último domingo (2/4), representantes do Campus Cabo Frio entregaram equipamentos e insumos agrícolas para a escola Nilo Batista.
Os diretores Victor Saraiva e Joilton Mendes com o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio

  Numa cerimônia organizada pela Prefeitura do município de Cabo Frio na fazenda Campos Novo, os diretores do Campus Cabo Frio formalizaram a entrega de equipamentos e insumos agrícolas para as comunidades quilombolas da Região. A ação faz parte do programa de extensão: Comunidades Remanescentes de Quilombos da Região dos Lagos: Terra, Renda, Cultura e Educação, em parceria com a Prefeitura do município de Cabo Frio e Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro - ITERJ.   

  A entrega dos equipamentos agrícolas, eletrodomésticos e outros insumos foi uma meta estabelecida pelo Programa e a aquisição dos equipamentos foi viabilizada por uma emenda parlamentar do ex-deputado, Marcelo Freixo.  

 Desde o ano passado, vários cursos livres de extensão foram ministrados para a comunidade e, a partir do segundo semestre desse ano, estão programados os cursos de Gestão de Negócios, violão, teatro e fotografia, além de diversas palestras.   

  Segundo o diretor de Administração e participante do programa, Joilton Mendes, existem outras atividades previstas para o desenvolvimento e ampliação do Programa. "Em nosso planejamento estão previstas algumas ações, como: produção de mudas, curso de educação e conservação ambiental, e implementação de campanhas de conservação e recuperação da Mata Atlântica", ressalta Joilton. 

O PROGRAMA

  O Programa de Extensão intitulado Comunidades Remanescentes de Quilombos da Região dos Lagos: Terra, Renda, Cultura e Educação tem como objetivo colaborar com a melhoria da qualidade de vida, valorização da cultura  e com sustentabilidade social e econômica dos membros das Comunidades Quilombolas da Região dos Lagos, para a promoção de projetos de extensão orientados à formação profissional que fortaleça os laços do trabalho e o uso comum da terra, e é resultado de uma cooperação técnica entre o Campus Cabo Frio, o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro - ITERJ e a Escola Agrícola Municipal Nilo Batista (Cabo Frio), além de lideranças das comunidades quilombolas da Região dos Lagos, com a colaboração da Coordenação de Formação Integral, Inclusão e Diversidade e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do campus.