Notícias
Visita técnica
Estudantes do Campus Cambuci visitam a Coagro
Os estudantes visitaram a usina de produção de álcool e açúcar da Coagro.
Alunos do 3.º ano dos Cursos Técnicos Integrados em Agropecuária e Agroecologia e do 3.º módulo do Curso Concomitante em Agropecuária visitaram, no dia 28 de junho de 2017, a usina de produção de álcool e açúcar da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro).
Os estudantes visitaram, sob a supervisão do técnico em segurança do trabalho Brum, as instalações da usina e conheceram o processo que envolve a produção de álcool e açúcar. Eles visualizaram os processos de análise do teor de sacarose dos carregamentos de cana, transbordo da carga, moagem, extração do caldo, a fermentação deste para a produção de álcool, bem como os subprodutos gerados do processo (bagaço, vinhoto e torta de filtro) e sua correta destinação para diminuir a contaminação ambiental.
De acordo com o professor do Campus Avançado Cambuci, Marcelo Morais, “na empresa praticamente toda a energia utilizada é gerada pela queima do bagaço da cana nas caldeiras, o vinhoto é utilizado na fertirrigação das lavouras pertencentes à usina e não mais descartada nos rios, como se fazia antigamente, e a torta de filtro é utilizada como fonte de adubação orgânica nas lavouras, substituindo a adubação química no plantio.”
Na parte da tarde, os alunos visitaram a parte de produção de cana-de-açúcar no campo. Essa visita foi supervisionada pelo técnico agrícola Gotardo, que trabalha com gerenciamento de produção dessa cultura há mais de 30 anos. Os visitantes puderam acompanhar a reforma dos canaviais da usina, uma prática que é indispensável para se manter uma maior produtividade. Nesse momento, eles acompanharam as atividades de preparo do solo, abertura do sulcos para o plantio, adubação orgânica com a torta de filtro, a distribuição correta das mudas, corte dos colmos em toletes e o fechamento dos sulcos.
Para os professores Marcelo Morais e Reynaldo Amim, que acompanharam os estudantes, visitas como estas estimulam os alunos que podem ver na prática todo o processo de produção que muitas vezes só é observado nas aulas teóricas, além de promover um contato para um futuro estágio ou emprego.