CAMPUS CAMPOS CENTRO

Ensino Aprendizagem

COMTED conclui o II Ciclo de Oficinas de Tecnologias para a Educação

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 08/06/2018 19h04, última modificação 12/06/2018 15h06
Evento foi pensado para oferecer a professores e técnicos de apoio à educação acesso a novas metodologias e ferramentas educacionais, mas acabou indo além.
II Ciclo de Oficinas de Tecnologias da Educação

Grupo participa de confecção de objeto pedagógico para uso na internet (Fotos: Núcleo de Imagens do IFF/Diomarcelo Pessanha)

Encerrado na sexta-feira, oito de junho, o II Ciclo de Oficinas de Tecnologias para a Educação, realizado pela Coordenação de Metodologias e Tecnologias para Educação (COMTED) teve a participação de vários estudantes de licenciaturas. Para o coordenador da COMTED, André Uébe, "isso só ressalta o quanto o tema e a proposta estão atuais e indo ao encontro do que os alunos também estão buscando."

De acordo com André, a expectativa do curso foi atendida contemplando os objetivos pretendidos. Além dos alunos, professores de outros campi do IFF participaram, fato que ressalta a demanda crescente por iniciativas como o Ciclo:

- Temos alguns professores do Instituto que são fiéis seguidores das propostas de inovação que estamos trazendo, mas a gente percebe que há ainda uma necessidade de que professores se engajem mais para ir ao encontro dessas novas metodologias e tecnologias. Fica notório que esse é um caminho a ser seguido que não dá pra fugir disso.

A abordagem didática utilizada na atualidade é um tema de grande importância na proposta da coordenação.

- O professor hoje reclama muito de que o aluno fica olhando o celular durante a aula, passa trabalho para casa e ninguém faz. Mas o quanto o professor também está procurando se atualizar para ir ao encontro dessa nova realidade? Um professor que, em pleno século XXI, reclama que o aluno usa o celular em sala de aula precisa urgentemente rever suas práticas pedagógicas.

Foram parceiros do projeto os campi Guarus, Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua e São João da Barra. O Programa Tecnologia,Comunicação e Educação (PTCE) visa a assimilação de saberes, tanto das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), quanto das novas metodologias de ensino aprendizagem.