CAMPUS CAMPOS CENTRO

Saúde Mental

Coordenação de Apoio ao Estudante inscreve para Seminários Formativos

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 07/12/2022 10h48, última modificação 08/12/2022 09h35
Evento terá palestras e oficinas destinados à comunidade do campus e também ao público externo.
Seminários de Formação

O Seminário será realizado no dia 12 de dezembro, das 9h às 20 horas, em auditório e salas do IFF Campus Campos Centro. De acordo com a psicóloga da Coordenação, Emanuela Nunes Sodré, o Seminário "é resultado das Oficinas de Formação que tem sido feitas pela equipe da CAE com os estudantes. Como são muitas turmas, na culminância das discussões haverá o seminário, na perspectiva de ampliar as discussões dessas temáticas que vem no interesse dos alunos e da comunidade do campus."

Faça AQUI a inscrição

PROGRAMAÇÃO MANHÃ

9H – Abertura: Gestão e equipe da CAE.
9H10 - Palestra: Saúde mental e o ambiente acadêmico
Palestrante: Luisa de Lucas Franco Abreu

Psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua como Psicóloga Clínica e pesquisadora pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro (UENF). Cursando especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Universidade Estácio de Sá (UNESA).
Mediadora: Emanuela Nunes Sodré - Psicóloga do IFF.
Local: Auditório Cristina Bastos

Programação da tarde

14H – Oficinas Simultâneas
Oficina Corpo como caminho de volta à integralidade do SER
Mediadores: Mariana Soares, Vinícius Carvalho e Júlia Rocha – Licenciatura em teatro - IFF

Resumo: A oficina propõe um momento de pausa, respiro e movimentos que reconduzem o corpo e a mente a um ritmo menos acelerado, promovendo uma percepção mais aguçada de si e do mundo a sua volta.
Local: Sala 107 bloco D

Oficina Adolê-sente
Mediadores: Bárbara Alves Ferreira Nogueira de Carvalho e João Luis Paes Bóvio Barcelos

Propor para os adolescentes, tendo em vista que estaremos no ambiente escolar, uma roda de conversa para abordar as principais questões enfrentadas por eles frente as situações escolares vivenciadas por cada um. Com o objetivo de ajudá-los a entender como estão lidando com as questões e sentimentos que surgem desse lugar de aluno em que eles se encontram.
Local: Sala Multimídia 2

Oficina Planejamento de Carreira
Mediador: Hans Muylaert
Psicólogo Clínico | OPCA - Orientador Profissional e Planejamento de Carreira e Preparação para Aposentadoria | Gestão de Pessoas
Local: Sala Multimídia 1

Programação Noite

18H30min - Palestra de encerramento : Medicalização e patologização em Saúde Mental
Palestrante: Maria Clara Alves de Barcellos Fernandes - Psicóloga pela Universidade Federal Fluminense. Doutora em Psicologia pelo Programa Estudos da Subjetividade (UFF). Mestrado em Psicologia pelo Programa Estudos da Subjetividade (UFF). Professora de psicologia da Rede FAETEC (E.T.E.J.K) Principais enfoques: produção de subjetividade, juventude, violência, política, educação, cidade.
Mediadora: Laryssa Canhaço de Assis – Técnica em Assuntos Educacionais - IFF
Local: Auditório Cristina Bastos