CAMPUS CAMPOS CENTRO

Arquitetura

Curso promove imersão arquitetônica e humanista a cerca de 60 estudantes

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 23/06/2016 19h43, última modificação 23/06/2016 19h43
A viagem anual organizada pelo curso teve como destino este ano a capital argentina.

Participam 59 estudantes de diferentes períodos, acompanhados por seis professores. Cada aluno recebeu o Caderno IFFAFORA com textos que inspiram, orientam e estimulam o viajante. A proposta é "sob o seu olhar estrangeiro, traduza (com textos, imagens, desenhos e colagens) suas impressões sobre as pessoas e a cidade que visita".

Isto tendo em consideração questões culturais, estéticas, entre outras. Na proposta elaborada pelos professores, ao tomar contato com a cidade e os portenhos, os futuros arquitetos devem ficar atentos a diversas questões: "como o conceitos impressos na arquitetura se traduzem no comportamento observado na sociedade? Que conceitos são esses? Que sociedade é essa? E que conceitos a sociedade carrega para a arquitetura exposta?".

A saída aconteceu na madrugada de quarta-feira com destino aos aeroportos Antonio Carlos Jobim e Santos Dumont, onde ocorreu o embarque para Buenos Aires. O caderno foi organizado com orientações sobre translado, lista de hotéis e a programação diária. O grupo ficará na Argentina até o dia 27/06, quando ocorrerá o embarque de retorno.

O Campus Campos Centro ofereceu como apoio o transporte para a cidade do  Rio de Janeiro e, na volta, estudantes e professores serão transportados do aeroporto para Campos dos Goytacazes. Planejada previamente, a viagem foi custeada pelos estudantes e seus familiares.

A cada ano o curso tem procurado oferecer um "viajão" para seus estudantes. Visando evitar desconfortos, o IFFFORA organiza em ordem alfabética 100 "falsos amigos" , falsos cognatos, com grande semelhança com palavras da língua portuguesa "e que usadas de forma inadequada em uma conversa em espanhol pode dar a maior confusão", como observa o professor de espanhol Vagner Rodrigues. Duas outras ajudas para deixar a viagem tranquila: 1 uma relação de palavras e expressões em português e sua tradução para o espanhol e 2: a sempre válida seção "informações úteis".

Comunicação Social do Campus Campos Centro