CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Matemática

Estudantes participam da primeira fase da 17ª OBMEP

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 07/06/2022 17h00, última modificação 08/06/2022 13h36
IFFluminense é parceiro da iniciativa que envolve, entre outros, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
17ª OBMEP

Estudante do IFF Campos Centro durante prova da 17ª OBMEP (Foto: Antonio Barros/Ascom)

   A prova, aplicada nesta terça-feira, 07 de junho, foi composta por 20 questões objetivas de múltipla escolha. Essa primeira fase teve a participação de 60 estudantes do IFF Campus Campos Centro de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). De acordo com o regulamento, esta etapa tem caráter eliminatório e assegura aos estudantes classificados a participação na segunda fase, a ser realizada no dia 08 de outubro, com questões discursivas.     

   A OBMEP desperta a curiosidade de muitos estudantes interessados em Matemática e na possibilidade de ser um talento revelado pelo evento. Além das medalhas (ouro, prata e bronze), o participante pode receber uma menção honrosa e ser desafiado a melhorar progressivamente. O Estudante André Lessa, do segundo ano do Curso Técnico Integrado de Edificações, está nesse perfil. Ele participou pela primeira vez e conta de sua experiência: "Um amigo sugeriu que eu participasse por achar divertida a parte de raciocínio lógico. Achei difícil. É uma prova que tem muitas questões de raciocínio lógico. Achei complicado e consegui fazer poucas questões. Pretendo estudar mais este ano e tentar fazer uma prova melhor". 

    Desafio - Já Pedro Fonseca, aluno do terceiro ano do Curso Técnico Integrado de Automação, está no time dos que pretendem avançar a cada edição. Ele  participa da OBMEP desde o oitavo ano. "Tem várias questões, das mais fáceis às mais difíceis, então eu acho que é um desafio legal!" Em relação às provas anteriores, para Pedro, a deste ano foi mais difícil: "A prova que a gente teve on-line estava mais fácil. Esta está mais no nível da OBMEP que eu conheço. Ainda assim, estava razoavelmente tranquilo. A próxima fase que complica mesmo!" No ano passado, Pedro recebeu Menção Honrosa 

   Também aluna do Curso de Edificações, Maria Cecília Monteiro fez pela primeira vez a prova e gostou da experiência: "Realmente foi tudo que a gente estudou durante esse três anos. Acho que se a pessoa estudou é tranquilo", avalia ela.  

   Mais sobre a OBMEP AQUI.