CAMPUS CAMPOS CENTRO

COVID-19

Ex-alunos do IFF criam aplicativo para conectar voluntários a pessoas do grupo de risco

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 03/04/2020 14h05, última modificação 03/04/2020 15h03
O aplicativo "Quarentena Solidária" é gratuito e está disponível para celulares com sistema operacional Android e pelo site.
O aplicativo Quarentena Solidária é uma ferramenta para aumentar a rede de solidariedade em meio à pandemia do novo coronavírus

Ficar em casa para reduzir a velocidade de contágio do novo coronavírus é a única alternativa dos brasileiros no momento. Pessoas com mais de 60 anos ou portadores de doenças autoimunes precisam se cuidar ainda mais, pois estão, segundo as estatísticas, no grupo de risco da doença. Para ajudá-las a permanecer no isolamento domiciliar, ex-alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF) e universitários de Campos lançaram, no dia 24 de março, o aplicativo "Quarentena Solidária" que cadastra voluntários e pessoas que buscam ajuda para fazer compras no supermercado ou na farmácia.

O aplicativo utiliza algoritmos de geolocalização que permitem ao usuário saber qual voluntário está mais próximo para pedir ajuda.

O app é gratuito e quem tem celular com o sistema operacional Android poderá fazer o download e se cadastrar, seja para receber ajuda ou como voluntário. Pelo site https://quarentena-solidaria.com/ também é possível fazer o cadastro, que exige nome completo, telefone, email, endereço e CPF (este dado não é divulgado).

O grupo idealizador do projeto é formado pelos ex-alunos do IFF Lucas Craveiro Paes (Sistema de Informação e Técnico em Informática), Thalia Moniza e Luiz Carlos Elias, ambos do Curso de Design Gráfico, do Campus Campos Centro. Completam o time os estudantes de Ciência da Computação Jakson Guilherme Alves da Silva, Victor Lima e Jessica Castro Pereira da Silva, além de Beatriz da Rocha Pereira que está se formando em Análise e Desenvolvimento de Sistema.

Lucas disse que a expectativa é deixar o aplicativo acessível em outras plataformas. " O aplicativo foi feito para ser uma ponte entre pessoas do grupo de risco do corona e voluntários dispostos a ajudar essas pessoas. Através do aplicativo, os usuários conseguem encontrar esses voluntários e solicitar a ajuda deles. Se os voluntários aceitarem ajudar, os dados de contato ficam liberados entre as partes (email, WhatsApp, telefone, etc)", explica.

registrado em: , ,