CAMPUS CAMPOS CENTRO

INOVAÇÃO

Impressora 3D do Laboratório IF Maker vai potencializar a educação inclusiva e o empreendedorismo

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 26/05/2021 12h22, última modificação 26/05/2021 12h22
Os equipamentos estão chegando ao IFF Campos Centro desde janeiro deste ano.
Laboratório IF Maker do IFF Campos Centro

Os primeiros equipamentos chegaram ao IFF Campos Centro.Fotos: Divulgação

Com a criação do Laboratório IF Maker do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro, que contará com uma impressora 3D e outros equipamentos de última geração, alunos e professores vão poder desenvolver materiais didáticos usados na educação de pessoas com necessidades educacionais especiais.

O Laboratório IF Maker terá a multidisciplinaridade como carro-chefe, pois será utilizado no aperfeiçoamento das pedagogias dos cursos de licenciaturas bem como para a elaboração de maquetes e projetos sustentáveis elaborados por alunos e professores das engenharias e dos Cursos Técnicos.

A estrutura vai permitir que as empresas juniores do IFF Campos Centro, Aurea e AVW, aprimorem suas soluções empreendedoras e tecnológicas oferecidas às empresas da região. As equipes de robótica Sete Capitães e Goytaborgs também terão mais recursos para pôr em prática seus projetos de mecânica, informática e energia limpa.

Para o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFF Campos Centro, Jonivan Lisbôa, o Laboratório IF Maker será um local para despertar a criatividade dos alunos e professores. O início do funcionamento do espaço ainda não tem data porque falta a chegada dos outros equipamentos, segundo o diretor.

"O Laboratório servirá a todos os cursos e setores do campus, permitindo o desenvolvimento de várias ações interdisciplinares que enriquecem os currículos e atividades de projetos de ensino, pesquisa, extensão, inovação e apoio tecnológico. Além disso, o Laboratório poderá ser utilizado por outros atores, como escolas da rede municipal, estadual e privada, empresas e setores públicos, para desenvolvimento de projetos educacionais e prestação de serviços tecnológicos em parceria", disse.

Equipamentos - Ao todo, foram investidos na compra dos equipamentos R$ 107.900. Os recursos são de uma emenda parlamentar de autoria do deputado federal Paulo Ganime (Novo-RJ). Com o dinheiro foram comprados três impressoras 3D de pequenos porte, uma impressora 3D de grande porte, 10 canetas 3D, 10 notebooks, uma Smart TV, dois kits de ferramentas, duas parafusadeiras/furadeiras, uma Serra Tico-tico, uma lixadeira orbital, 10 kits arduino robótica, um projetor multimídia, uma máquina CNC laser e um scanner 3D.

O Laboratório IF Maker do IFF Campos Centro terá um espaço de cerca de 100 m² e vai funcionar integrado ao espaço de Robótica Educacional.