CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Pós-Graduação

Mestrado Ensino e Suas Tecnologias inscreve para turma 2022

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 30/08/2021 16h22, última modificação 31/08/2021 08h35
Inscrições poderão ser feitas desta quarta-feira, 1º de setembro até o dia 25 de outubro de 2021.
MPET 2022

   O curso oferecido no IFF Campus Campos Centro iniciará sua quinta turma em 2022 e tem entre seus objetivos oferecer a formação continuada a docentes. O edital nº 105 de 8 de junho de 2021 prevê uma oferta total de 15 vagas. Nele os candidatos encontrarão todas as informações relativas ao processo seletivo, links para inscrição e-mails para apresentação de documentos. As vagas serão preenchidas após processo triplo e único de avaliação. 

   Inicialmente haverá a análise de desempenho acadêmico e documentos dos candidatos. O artigo nono do edital detalha que esse momento é "de caráter eliminatório e classificatório, será composta pela análise de desempenho acadêmico na graduação (verificada pelo Coeficiente de Rendimento Escolar (CR) final, presente no histórico do candidato) e análise documental";

   A segunda etapa, "de caráter eliminatório e classificatório, será composta pela análise de curriculum vitae. Entre os títulos a serem avaliados estão os cursos de pós-graduação lato sensu com, no mínimo, 360 (trezentas e sessenta) horas, na área de Ensino: 1,0 ponto por certificado (máximo: 2,0 pontos)." O edital apresenta todas as condições para essa e as demais etapas. 

   A entrevista comporá o terceiro momento da seleção dos candidatos e também tem caráter eliminatório e classificatório.  "A entrevista será realizada nas datas previstas no cronograma deste edital (Anexo I), por videoconferência, pela plataforma Google Meet, por meio de link de acesso que será disponibilizado junto com a divulgação dos horários individuais reservados para cada candidato".   

   O Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) possui, atualmente, duas linhas de pesquisa: I - Formação Docente e Recursos Tecnológicos; II - Produção e Experimentação de Tecnologias. De acordo com o professor André Uébe, coordenador do curso, a linha de pesquisa Formação Docente e Recursos Tecnológicos tem resultado em contribuições para professores, em especial das rede pública.

   - Posso destacar, por exemplo, as capacitações que professores e alunos do MPET (já em sua quarta turma) têm ofertado à comunidade acadêmica, ajudando aos professores de instituições privadas e públicas (como a UENF) a lidar com os novos desafios tecnológicos e pedagógicos trazidos pela necessidade do ensino remoto em decorrência da pandemia. Destaco, ainda, que os saberes adquiridos pelos mestrandos têm contribuído diretamente para o crescimento acadêmico e profissional dos mestrandos, uma vez que têm conseguido melhorar as práticas de ensino e gestão das unidades de ensino a qual atuam, tanto nas instituições privadas como nas públicas, como por exemplos, as escolas municipais - detalhe André.

   Veja AQUI o edital nº 105 de 08 de junho de 2021