CAMPUS CAMPOS CENTRO

MOBILIDADE URBANA

Roda de conversa convida ciclistas e pedestres a sugerirem melhorias na mobilidade urbana

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 28/07/2022 15h36, última modificação 28/07/2022 15h36
O encontro acontecerá na terça-feira, 2º de agosto, no auditório Reginaldo Rangel do IFF Campos Centro.
Roda de conversa vai debater mobilidade urbana em Campos

O encontro será uma oportunidade de ciclistas e pedestres relatarem as dificuldades em transitar pelas ruas e ciclovias de Campos.Arte: Divulgação

Pedestres e ciclistas terão a oportunidade de sugerir melhorias para as calçadas e ciclovias dos bairros Parque Tamandaré e Dom Bosco em uma roda de conversa que será realizada no dia 2 de agosto, às 19h, no auditório Reginaldo Rangel do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro.

A iniciativa é resultado do projeto de pesquisa de Iniciação Científica intitulado "Plano Diretor, Mobilidade Urbana e Gestão Urbana Participativa em Campos dos Goytacazes", coordenado pela professora da Graduação em Arquitetura e Urbanismo e do Mestrado Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias (PPGAU), Daniela Bogado.

A professora explica o objetivo da roda de conversa. “Ter um feedback (avaliação) participativo das pessoas sobre caminhabilidade e cicloinclusividade, registrando as demandas sociais e desenvolvendo um mapa afetivo. Sensibilizar o Poder Público a efetivar políticas públicas que valorizem o pedestre e o ciclista, voltadas para uma cidade mais saudável, com vitalidade, com acessibilidade e segurança (inclusive nos meios de transporte).E logicamente isso perpassa a construção, manutenção e ampliação de ciclovias”, disse.

Daniela Bogado também explicou por que o público-alvo da conversa é quem transita pelas ruas e ciclovias do entorno do IFF Campos Centro.

“Porque este é o recorte inicial das pesquisas que estão sendo desenvolvidas. Todos pedestres e ciclistas são bem-vindos, mas para fazer o mapeamento afetivo vamos focar no Parque Tamandaré, Dom Bosco e seu entorno, tanto pela proximidade ao IFF (que abarca o cotidiano de nossos alunos e servidores), quanto pela manifestações esportivas que ocorrem diariamente entorno do Salesiano e do antigo estádio do Americano. E também pela proximidade com a ciclovia da Av. 28 de Março.”

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, o Plano Diretor de Campos e os dados sobre mobilidade urbana da pesquisa do mestrando em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias Lucas Ribeiro serão debatidos durante a roda de conversa.

Faperj

A iniciativa tem relação também com o projeto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), nomeado “Mobilidade em rede: otimização dos deslocamentos em Campos dos Goytacazes”, além das pesquisas do Mestrado Profissional: “Inclusão, direito à cidade e gestão urbana participativa”, “Produção e transformação do espaço urbano: agentes, políticas e processos” e “Arquitetura da paisagem - a constituição da forma urbana e seu sistema de espaços livres” que compõem a linha de pesquisa em “Tecnologia, gestão e produção” do PPGAU.