CAMPUS ITABORAI

Cursos de Extensão

Curso de Formação Continuada Ambiente e Sustentabilidade:

Resumo:

 O tema sustentabilidade está sendo debatido mundialmente e tem como principal referência a Agenda 2030, que propõe 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável e 169 metas a serem atingidas pela comunidade mundial até 2030. A sustentabilidade deve ser abordada não só do ponto de vista ambiental, mas também das dimensões econômica. Este curso de extensão propõe a atualização de profissionais em diferentes áreas, mas principalmente na área de educação, de forma a incluir esta temática em suas atividades.

Público-Alvo: 

    • Técnicos e profissionais de órgãos gestores de meio ambiente;

    • Estudantes e profissionais interessados no tema.

    • Profissionais da educação da rede pública e privada;

Carga Horária: 50 h

Modalidade: Híbrido (EaD com encontros presenciais)

Professores:

Vicente de Paulo Santos de Oliveira (coordenador) - vsantos@iff.edu.br

Sheler Martins de Souza - sheler.souza@iff.edu.br 

Renato Meira de Sousa Dutra - renato.dutra@iff.edu.br

 

Curso de Formação Continuada Conservação de Solo e Água na Agricultura Familiar

 O Curso de Formação Continuada Conservação de Solo e Água na Agricultura Familiar tem como objetivo discutir com os profissionais que atuam na área agrícola, em especial aqueles com perfil da Agricultura Familiar, o uso de técnicas de conservação de solo e água. O egresso atualizará conhecimentos básicos em conservação de solo e água de forma a incorporar na sua atividade profissional técnicas que o possibilite um melhor aproveitamento dos recursos naturais, protegendo o seu ambiente produtivo (solo e água), proporcionando aumento de rentabilidade na produção agrícola.

Público-Alvo:

    • Produtores rurais que se enquadrem no perfil de Agricultura Familiar e Técnicos e profissionais de órgãos gestores de recursos hídricos e de meio ambiente que atuam na área agrícola e ambiental

    • Estudantes e profissionais interessados no tema.

Carga Horária: 70 h

Modalidade: Híbrido (EaD com encontros presenciais)

Professores:

Vicente de Paulo Santos de Oliveira (coordenador) - vsantos@iff.edu.br

Wanderson Amaral da Silva - wanderson.silva@iff.edu.br

 

Curso de Formação Continuada Aproveitamento Energético de Biogás em Estações de Tratamento de Esgoto

 O biogás é uma fonte enérgica ultralenta, pois além de ser renovável é produzido a partir de resíduos orgânicos como o esgoto doméstico implicando no tratamento desses e diminuindo o impacto no meio ambiente, principalmente nos recursos hídricos. A proposta de capacitação para operadores de estações de tratamento de esgoto (ETEs) está em sintonia com a legislação brasileira em especial da Lei nº. 11.445/2007 (Plano Nacional de Saneamento Básico) e da Lei nº. 12.305/2010 (Plano Nacional de Resíduos Sólidos). O curso vem ao encontro de uma grande demanda da Região Metropolitana do Rio de Janeiro que é o tratamento de esgoto e os profissionais capacitados poderão atuar nas 8 ETEs já existentes e nas futuras instalações a serem implantadas.

Público-Alvo:

    • Trabalhadores do setor de saneamento básico;

    • Professores e educadores;

    • Demais interessados no tema.

Carga Horária: 40 h

Modalidade: EaD

Professor: Adriano Henrique Ferrarez  - aferrarez@iff.edu.br

 

Curso de Formação Inicial e Continuada – FIC em Tecnologias e Metodologias Aplicadas à Educação 

 As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão presentes nos mais diversossetores da sociedade, transformando constantemente a dinâmica dos relacionamentos entre indivíduos, de realização de suas atividades profissionais e encontrando novas formas de entretenimento. Dessa forma, o objetivo geral do curso consiste em ampliar os saberes dos profissionais da educação, promovendo a utilização de metodologias e tecnologias aplicadas à educação, para o aprimoramento das habilidades, aplicando-as no processo de ensino e aprendizagem.

Público-Alvo:

    • Profissionais da educação dos níveis de ensino médio, com formação de professores a nível técnico, e superior, com graduação em qualquer área.

Carga Horária: 160 h

Modalidade: EaD

Professores:

Wanderson Amaral da Silva  (coordenador) - wanderson.silva@iff.edu.br

Daniel Pinheiro Caetano Damasceno - daniel.damasceno@iff.edu.br

 

Curso de Formação Continuada Alfabetização e Letramento

 O curso aborda a alfabetização e o letramento sob suas diversas perspectivas metodológicas e teóricas, relações com as políticas públicas e peculiaridades na educação de jovens e adultos. Tem por objetivo ressignificar saberes e conhecimentos acerca das práticas inerentes ao(s) processo(s) de alfabetização e letramento, identificar as diferentes correntes teóricas de alfabetização, assimilar e desenvolver práticas pedagógicas de alfabetização e letramento em consonância com o currículo nos âmbitos local, regional e nacional e compreender as peculiaridades de alfabetização nos contextos de ensino regular e educação de jovens e adultos. 

Público-Alvo:

     • Estudantes ou egressos de Ensino Médio Formação de Professores;

     • Estudantes ou egressos de Licenciatura;

     • Profissionais da educação da rede pública e privada.

Carga Horária: 120 h

Modalidade: Híbrido (EaD com encontros presenciais)

Professores:

Daniel Pinheiro Caetano Damasceno (coordenador) - daniel.damasceno@iff.edu.br

Neyse de Carvalho Ribeiro - neyse.ribeiro@iff.edu.br

Ronalia Paulino Lessa - ronalia.lessa@iff.edu.br

 

Curso de Formação Continuada em Análise de Viabilidade Econômica-Financeira

 Esse curso se insere na tomada de decisão sobre a seleção de oportunidades/projetos que incluem uma avaliação quantitativa pautada, principalmente, na relação entre o capital investido e o retorno financeiro esperado. Os conteúdos que serão abordados neste curso permitirão identificar e tratar alternativas de investimento, com foco nas opções sustentáveis, que podem ser avaliadas sob o ponto de vista da viabilidade econômico-financeira. Vale destacar que para o caso de empreendedores(as) há aqui um arcabouço teórico-prático que poderá contribuir para gestão estratégica do negócio, permitindo melhor formulação e análise de diferentes estratégias de investimentos. 

Público-Alvo:

    • Profissionais empreendedores(as) e da área de gestão;

    • Estudantes de nível médio ou técnico; 

    • Outros(as) profissionais interessados(as) no tema.

Carga Horária: 40 h

Modalidade: EaD 

Coordenador: Luiz Phillipe Mota Pessanha - luiz.pessanha@iff.edu.br

 

Curso de Formação Continuada em Tecnologia dos Materiais

 O IFF Itaboraí está localizado na região metropolitana do RJ, um estado que se caracteriza pela diversidade de no setor industrial, que envolve segmentos da metalurgia, siderurgia, gás-química, petroquímica, naval, automobilística, mecânica, plásticos e borrachas, pisos e revestimentos, resinas, vidros, cerâmicas, entre outros. A área de Materiais é considerada um eixo tecnológico com excelentes oportunidades e aceitação no mercado devido à sua flexibilidade e caráter interdisciplinar de atuação. A busca por aplicações ecologicamente seguras, dispositivos energeticamente eficientes e o uso da nanotecnologia já são responsáveis por mudanças profundas na nossa sociedade. Neste contexto, o curso de Tecnologia dos Materiais visa atender as necessidades de um mercado cada vez mais exigente e em constante evolução. Este curso propõe a capacitação de profissionais de diferentes áreas na concepção, desenvolvimento, processamento e caracterização de materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos e compósitos.

Público-alvo:

    • Técnicos e profissionais de diversos eixos tecnológicos;

    • Estudantes de cursos técnicos e/ou engenharia interessados no tema.

Carga Horária: 36 h/a

Modalidade: EaD 

Coordenador: Magno Luiz Tavares Bessa- magno.bessa@iff.edu.br

 

Curso de Formação Inicial e Continuada em Auxiliar de Rotinas de Laboratório

 O Curso de Formação Inicial e Continuada em Auxiliar de Rotinas de Laboratório atualmente é o primeiro curso que estudantes interessados na área técnica de química deverão cursar no Campus Itaboraí. O curso tem como objetivo capacitar cidadãos para atuar nas operações auxiliares de um laboratório na área de química e/ou em áreas afins. O egresso deve ser capaz de organizar vidrarias, reagentes; materiais e estoque em laboratório; realizar protocolos básicos de laboratório; manipular amostras, insumos e resíduos; atuar conforme normas de segurança, saúde ocupacional e preservação ambiental, realizando atividades básicas em laboratório sobre a supervisão de um profissional com formação técnica ou superior. 

Público-Alvo:

    • População que concluiu o ensino fundamental e está cursando o ensino médio ou que deseja retornar para concluir esse nível educacional;

    • Alunos que concluíram pelo menos a 7ª fase do Ensino Fundamental da EJA (ou modalidade similar) selecionados por meio de parceria firmada pelo IFFluminense com a instituição de origem do estudante;

    • Estudantes e profissionais da área sem certificação formal.

Carga Horária: 267 h - 320 h/a

Modalidade: presencial

Coordenadora: Monica Maciel Elias - melias@iff.edu.br

 

Curso de Formação Continuada em Auxiliar de Laboratório de Análises Químicas

 O Curso de Formação Continuada em Auxiliar de Laboratório de Análises Químicas tem como pré-requisito o curso FIC Auxiliar de Rotinas de Laboratório. O curso tem como objetivo capacitar cidadãos para atuar nas operações auxiliares de um laboratório de química e/ou em áreas afins. O egresso deve ser capaz de organizar vidrarias, reagentes e materiais em laboratório; realizar protocolos, análises, preparação e padronização de substâncias em laboratório; manipular amostras, insumos e resíduos; realizar análises inclusive com uso de equipamentos; realizar controle e previsão de estoque; atuar conforme normas de segurança, saúde ocupacional e preservação ambiental, realizando atividades básicas em laboratório sobre a supervisão de um profissional com formação técnica ou superior.  

Público-Alvo:

    • População que está cursando o ensino médio ou que deseja retornar para concluir esse nível educacional;

    • Egressos do Curso de Formação Continuada em Auxiliar de Laboratório de Análises Químicas;

    • Estudantes e profissionais da área sem certificação formal.

Carga Horária: 267 h - 320 h/a

Modalidade: presencial

 Coordenadora: Monica Maciel Elias - melias@iff.edu.br

 

Curso de Formação Continuada em Auxiliar de Laboratório de Saneamento

 O Curso de Formação Continuada em Auxiliar de Laboratório de Saneamento tem como pré-requisito o curso FIC Auxiliar de Rotinas de Laboratório. O curso tem como objetivo capacitar cidadãos para atuar nas operações auxiliares de laboratórios que realizam atividades de coleta, análises, tratamento, purificação, armazenamento e transporte de água, efluentes, resíduos e poluentes atmosféricos, bem como, atuem em áreas de controle, monitoramento e preservação ambiental. O egresso deve ser capaz de organizar vidrarias, reagentes e materiais em laboratório, realizar preparação e padronização de substâncias em laboratório, protocolos e análises voltadas para a área de saneamento e áreas afins, manipular amostras, insumos e resíduos bem como realizar seu destino de forma sustentável, atuar conforme normas de segurança, saúde ocupacional, redução de impactos ambientais e preservação ambiental, realizando atividades em laboratório sobre a supervisão de um profissional com formação técnica ou superior.  

Público-Alvo:

    • População que está cursando o ensino médio ou que deseja retornar para concluir esse nível educacional;

    • Egressos do Curso de Formação Continuada em Auxiliar de Laboratório de Análises Químicas;

    • Estudantes e profissionais da área sem certificação formal.

Carga Horária: 333 h - 400 h/a

Modalidade: presencial

Coordenadora: Monica Maciel Elias - melias@iff.edu.br

 

Curso de formação continuada em Sustentabilidade Corporativa

 O Curso de Formação Continuada em Sustentabilidade Corporativa pretende levar ao público-alvo conhecimento técnico a respeito da aplicação de conceitos de sustentabilidade dentro das organizações e tem como principal referência a Agenda 2030, que propõe 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável e 169 metas a serem atingidas pela comunidade mundial até 2030. O egresso deve ser capaz de entender a sustentabilidade não só do ponto de vista ambiental, mas também as dimensões social e econômica. Este curso de extensão propõe a atualização de profissionais de empresas públicas e privadas, técnicos e profissionais de órgãos gestores de meio ambiente e estudantes e profissionais interessados no tema.

Público-Alvo:

    • Profissionais de empresas públicas e privadas;

    • Técnicos e profissionais de órgãos gestores de meio ambiente;

    • Estudantes e profissionais interessados no tema.

Carga Horária: 60 h

Modalidade: EaD e presencial

Professores:

Vicente de Paulo Santos de Oliveira (coordenador) - vsantos@iff.edu.br

Sheler Martins de Souza - sheler.souza@iff.edu.br 

Renato Meira de Sousa Dutra - renato.dutra@iff.edu.br

registrado em: Extensão