CAMPUS ITABORAI

Projetos de Extensão

  1. Jornal IFFolha Itaboraí
  2. Práticas sustentáveis em trilhas
  3. Centro de Memória IFF Itaboraí: criação, difusão e preservação da memória institucional e cultura local


Jornal IFFolha Itaboraí

Coordenação: Flavia Coutinho Ferreira Sampaio
Contatoflavia.sampaio@iff.edu.br

Resumo:

 O presente projeto é inspirado em outros dois já existentes no Instituto Federal Fluminense: o IFFOLHA Pádua e o IFFOLHA Itaperuna, em vigência desde 2016 e 2018, respectivamente, e cujo objetivo principal é a produção de um jornal escolar. O IFFOLHA Itaboraí pretende, portanto, produzir um jornal periódico que transmita os principais acontecimentos do Campus Itaboraí às comunidades interna e externa. A produção do jornal permite que os alunos desenvolvam sua capacidade de leitura, interpretação e elaboração de textos em diferentes gêneros textuais (editorial, notícia, reportagem, crônica, charge, etc.), fato que contribui com o enriquecimento de sua visão e interpretação da realidade. Além disso, o projeto tem um teor interdisciplinar já que professores de diferentes disciplinas podem contribuir apresentando suas atividades e levando, desta forma, diferentes tipos de conhecimento a todos os leitores, formados por docentes, discentes, profissionais técnico-administrativos e comunidade externa. O Campus Itaboraí apresenta, entre suas principais propostas, o conceito de sustentabilidade. Portanto, o jornal será produzido apenas em formato digital através de uma página criada em uma rede social. 

 

Práticas sustentáveis em trilhas 

Integrantes:
Luis Fernando Fernandes Pimentel (coordenador) - luis.pimentel@iff.edu.br
Wanderson Amaral da Silva – wanderson.silva@iff.edu.br
Sheler Martins de Souza - sheler.souza@iff.edu.br
Weslleymberg da Silva Lisboa - weslleymberg.lisboa@iff.edu.br


Resumo:

 Uma instituição de ensino se faz necessário para a formação integral e crítica da realidade da comunidade, que valoriza os diversos saberes e culturas de forma horizontal e dialógica nos princípios da interdisciplinaridade crítica e de desconstrução dos saberes coloniais do currículo, uma instituição que compreenda que nem todo o processo de ensino aprendizagem ocorre em uma de aula contendo quatro paredes, a sala de aula clássica. As caminhadas em trilhas naturais se caracterizam como uma atividade de esporte e aventura, mas que, atualmente, ultrapassam essa definição e são importantes atividades para as práticas de educação ambiental, saúde e bem-estar, sendo, portanto, um ambiente privilegiado para atividades práticas extensionistas. Assim, o objetivo deste projeto é traçar caminhos dialógicos para o reencontro com o natural e a formação de sujeitos críticos, conscientes da indissociabilidade corporal e de que também fazemos parte da natureza simbólica, capazes de mudar a realidade hegemônica que caminha para um futuro desastroso na perspectiva socioambiental.

 

Centro de Memória IFF Itaboraí: criação, difusão e preservação da memória institucional e cultura local

Integrantes:
Raquel Belem de Andrade (coordenadora) - raquel.silva@iff.edu.br
Daniel Pinheiro Caetano Damasceno - daniel.damasceno@iff.edu.br


Resumo:

 O presente projeto visa criar o Centro de Memórias do IFF Campus Itaboraí. Busca através do resgate, preservação e difusão da memória institucional valorizar as recordações que envolvem a comunidade acadêmica. Apresenta caminhos para atingir tal objetivo como: criação de mídia social para divulgação dos registros de memória. Destaca a importância da memória institucional e conhecimento da cultura local para o ensino, pesquisa e extensão do campus.

registrado em: Extensão