CAMPUS ITABORAI

Projeto

Alunos do município de Itaboraí participam de atividade no Laboratório Maker do campus

por Comunicação Social do Campus Itaboraí publicado 19/07/2023 20h00, última modificação 21/07/2023 11h34
Projeto com apoio da Setec/MEC atende estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da região.
Laboratório Maker.jpg

Atividade no Laboratório Maker

O Campus Itaboraí recebeu alunos do Centro de Referência de Educação Municipal de Idoso de Itaboraí (CREMII), no dia 07 de julho. Os estudantes participaram de atividades no Laboratório Maker, espaço cujo ambiente valoriza o aprendizado por meio da prática. As experiências no laboratório buscam potencializar a capacidade de aprendizagem e a compreensão do ambiente natural e social dos discentes.

O projeto do Laboratório Maker está contribuindo com a educação de estudantes de sete escolas municipais da região, por meio de oficinas tecnológicas práticas, com foco em atividades relacionadas à cultura maker. Ao desenvolver habilidades e competências relacionadas ao uso das tecnologias e do aproveitamento de materiais por meio do desenvolvimento de projetos acompanhados por professores tutores, a proposta, que tem o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), pretende contribuir com a formação cidadã do estudante e prepará-lo para o “mundo do trabalho”, que se desenvolve e modifica constantemente com as novas tecnologias.

De acordo com o  coordenador do projeto, o professor Luís Fernando Pimentel, "considerando a priorização da oferta de cursos de forma articulada e integrada com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Campus Itaboraí, e compreendendo que a formação tecnológica também é um direito desse público, é possível afirmar que o Laboratório Maker será fundamental para que os estudantes construam conhecimento, expandam suas habilidades e seus saberes relativos ao mundo do trabalho e se qualifiquem profissionalmente para conseguir uma inserção no setor produtivo. Ao incluir estudantes da EJA, o projeto busca, também, oferecer oportunidades para que cada discente desenvolva seu potencial, considerando seus conhecimentos anteriores  e agregando saberes que possibilitarão não só sua efetiva inclusão no mundo do trabalho, mas também sua formação pessoal".