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Comitiva do IFF Itaboraí faz visita à empresa ECOTEC
No dia 13/11/2024, o Instituto Federal Fluminense Campus Itaboraí, por meio da Coordenação de Empreendedorismo e Inovação e da Coordenação de Química, realizou a primeira visita às instalações da empresa ECOTEC e conheceu seu laboratório e seus processos de produção e comercialização de serviços.
A empresa, que tem convênio para a celebração de estágios supervisionados e remunerados, fez a recepção por meio dos gestores Thiago Cavalcanti e Rafael Perciliano. Na oportunidade, ambos falaram não somente dos seus processos produtivos, mas da preocupação da empresa com a excelência nos protocolos de segurança, fato que fez com que a ECOTEC recebesse uma das mais altas certificações dos órgãos reguladores.
Durante a visita, o coordenador Anderson Vidal destacou o impacto positivo que essa conexão com o setor produtivo pode trazer à empregabilidade de alunos: “É muito comum que os PPCs dos cursos sejam criados de forma unilateral, ouvindo somente os profissionais da educação. Contudo, a visão do mercado sobre quais conteúdos são imprescindíveis para os alunos faz uma enorme diferença. Precisamos sair da visão sectária e dialogar mais com os empreendedores se quisermos de fato ajudar os nossos egressos”, destacou.
Por sua vez, o coordenador de Química, Magno Bessa, ressaltou a importância dessa parceria para fortalecer a formação prática dos estudantes. “Esta visita não apenas aproxima nossos alunos da realidade do mercado, mas também permite uma troca de conhecimentos que enriquece nosso currículo e incentiva o desenvolvimento de habilidades essenciais para o setor de monitoramento ambiental e outras áreas afins”, afirmou. Magno destacou, ainda, o potencial da parceria para a criação de novos projetos de pesquisa aplicada. Tais projetos podem beneficiar tanto a formação dos alunos quanto o desenvolvimento de soluções para os desafios ambientais da região.
Após a visita, a comitiva elaborará um “plano de ação”, descrevendo quais medidas serão tomadas a fim de aprofundar os conhecimentos dos alunos em processos analíticos para monitoramento da qualidade do ar.