CAMPUS ITABORAI

IFF Itaboraí certifica sua primeira turma do Curso Técnico em Química

por admin publicado 02/10/2023 20h19, última modificação 26/10/2023 10h23
Estudantes receberam certificados de formação em Auxiliar de Rotinas de Laboratório e terão agora mais três módulos de capacitação, em 18 meses, para obter a certificação de técnico em Química.
Formatura no iff itaborai

Noite de festa no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaboraí: nesta segunda-feira, 2 de outubro, o campus celebrou a conclusão do módulo inicial de sua primeira turma do Curso Técnico em Química, com a entrega dos certificados de formação em Auxiliar de Rotinas de Laboratório para os estudantes, que terão agora mais três módulos de capacitação, em 18 meses, para obter a certificação de técnicos em Química.

A solenidade aconteceu durante a abertura da 1ª Semana Acadêmica do IFF Itaboraí e contou com a participação do corpo docente do curso, da direção do campus e do reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo.

"Hoje vivemos um momento histórico no IFF Itaboraí, com a certificação inicial da primeira turma do Curso Técnico em Química, num campus que é especializado nessa área de importância fundamental para a atualidade que é a de transição energética. Eu diria que esse é campus da esperança e que faz parte de um eixo central de discussões no mundo todo, que é o de sustentabilidade, especialmente no que se refere às questões climáticas. Ainda há muito o que fazer, mas tenho certeza que na vida de cada um dos estudantes certificados hoje, essa escola já consegue fazer a diferença", ressaltou o reitor Jefferson Manhães de Azevedo.

O módulo de Auxiliar de Rotinas de Laboratório foi ministrado para essa primeira turma entre os meses de fevereiro e julho. Para Vinicius Faria, um dos alunos certificados nesta segunda-feira, a certificação é também um diferencial para conseguir retornar ao mercado de trabalho.

"Quando soube da abertura do Instituto Federal aqui em Itaboraí, vi que era uma grande oportunidade de acessar um ensino de qualidade e de forma gratuita, com o objetivo de poder crescer profissionalmente. Essa primeira formação foi ótima, principalmente pelo fato que já recebemos uma certificação inicial logo nos primeiros seis meses de curso, tendo a chance de já poder a trabalhar na área", conta o estudante, que pretende atuar na área petroquímica ou ambiental.

Para o diretor-geral do IFF Itaboraí, Vicente Oliveira, é motivo de muito orgulho para o campus:

"Fico emocionado porque é um momento importante de formação, em que começamos a habilitar esses profissionais para estarem preparados para ingressarem no mercado de trabalho, ainda mais numa região tão carente de formação como essa em que estamos inseridos", destacou o diretor-geral.

Após a entrega dos certificados, os estudantes assistiram a uma mesa-redonda sobre os desafios e potencialidades dos itinerários formativos na educação de trabalhadores, com as professoras Monique Freitas, do Campus Campos Guarus, e Maria Lucia Ravela, do Campus Campos Centro.