CAMPUS ITABORAI

IFF Itaboraí promove atividades lúdicas em laboratórios para alunos da Educação de Jovens e Adultos

por admin publicado 05/10/2023 10h01, última modificação 26/10/2023 10h22
Matriculados em turmas de Ensino Fundamental no turno da noite, estudantes estão participando de visitas guiadas ao campus, promovidas como parte das ações da 1ª Semana Acadêmica do campus.
439ad735 b438 45ce acb0 7561aa5cdc6a

O programa de visitas guiadas promovido pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaboraí, como parte das atividades de sua 1ª Semana Acadêmica, tem aberto as portas do Instituto para um público bastante diversificado, entre eles os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município, que participam do guiamento voltado a turmas de Ensino Fundamental da rede municipal no turno da noite.

A previsão é que, durante todo o evento, que segue até a próxima sexta-feira, dia 6, mais de 600 estudantes de diferentes turnos e modalidades de ensino passem pelos corredores e laboratórios do campus, podendo conhecer um pouco mais sobre a estrutura e os cursos oferecidos pelo Instituto na região.

"A EJA é uma modalidade de educação prioritária para o atendimento no IFF Itaboraí. Buscamos sempre a interlocução com as escolas municipais para receber trabalhadores e trabalhadoras estudantes aqui. Esse é o espaço de escuta, aprendizado e diálogo com e para esse público", destaca a coordenadora da EJA no campus e também do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), a pedagoga Neyse de Carvalho Ribeiro.

Professora de Química do IFF, Aline Farias vem recebendo uma série de turmas do Ensino Fundamental, no turnos da tarde e noite, ao longo de toda a semana, por meio do projeto "Experimentando Ciências". Um dos momentos mais tocantes, segundo ela, foi a demonstração de experimentos Químicos para um estudante da EJA que é cego e surdo. De forma sensorial e com a ajuda de uma mediadora, ele pôde participar e compreender as atividades ministradas no laboratório, junto com sua turma de Ensino Fundamental.

"Estamos recebendo um público bastante heterogêneo, especialmente da Educação de Jovens e Adultos. Primeiro, me senti desafiada sobre como a gente faz a Ciência ser interessante em meio a realidades tão diferentes. Mas quando a gente vê esses mesmos alunos, das mais variadas formas, participando, questionando e interagindo com os experimentos, percebemos o quanto tudo isso faz sentido e extrapola a sala de aula, tendo um significado muito maior", ressalta a professora.

Integração com a comunidade local

Para a pedagoga Neyse de Carvalho Ribeiro, as atividades da Semana Acadêmica têm sido um exemplo de integração do Instituto com a comunidade.

"A diversidade e a inclusão são muito importantes para o Campus Itaboraí, e a Semana Acadêmica é uma oportunidade de abrir as portas da instituição para que esse público conheça o nosso projeto e venha estudar aqui. Receber esses estudantes e visitantes e ver o encanto e brilho nos olhos deles é gratificante", destaca.

E não são apenas as turmas de alunos da rede municipal que têm dado cara nova aos corredores do campus esta semana. O evento tem recebido também famílias de bolsistas e de estudantes do IFF, interessadas em conhecer um pouco mais dos trabalhos desenvolvidos por eles. Hilary Batista, de 15 anos, bolsista de pesquisa, fez demonstrações em laboratórios nesta quarta-feira, dia 4, para diversos grupos, sendo um deles com a presença de seus pais, irmão mais velho, tia e primo.

"Quando eles contaram que viriam, eu achei que ficaria bastante nervosa, mas na verdade estou adorando poder mostrar um pouco do meu trabalho e os experimentos que venho fazendo como bolsista", conta a jovem cientista do Campus Itaboraí.

A 1ª Semana Acadêmica segue até esta sexta-feira, dia 6, com uma série de atividades, entre elas palestras, oficinas, minicurso e exposições, além das visitas guiadas. A programação completa está disponível em https://eventos.iff.edu.br/semanaacademicaitaborai.