CAMPUS ITABORAI

Notícias

Expansão

IFF realiza solenidade de inauguração de sua 12ª unidade, o Campus Itaboraí

por Comunicação Social do Campus Maricá com Comunicação Social do Campus Itaboraí publicado 04/04/2024 23h50, última modificação 05/04/2024 07h56
Campus fica localizado na Região Metropolitana do Rio e conta, atualmente, com cerca de 700 alunos matriculados.
Inauguração do IFF Itaboraí

A inauguração contou com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Getúlio Marques Ferreira, entre diversas outras autoridades

 O Instituto Federal Fluminense (IFF) realizou nesta quinta-feira, 4 de abril, a solenidade de inauguração de sua 12º unidade, o Campus Itaboraí, localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Com cerca de 700 alunos matriculados atualmente em cursos de pós-graduação e de Formação Inicial e Continuada (FIC), o campus teve o seu funcionamento autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) em agosto de 2021, quando começou a ofertar seus primeiros cursos, e seguia desde então em processo de implantação.

"O Campus Itaboraí é uma revolução aqui para essa região. Entendemos que partir dos campi de Institutos Federais são abertas inúmeras oportunidades para a juventude e para todos aqueles que buscam qualificação, além do setor empresarial, que encontra nesses espaços mão de obra especializada e o atendimento de muitas outras de suas necessidades. E tudo isso graças a um empenho enorme de todos aqueles que fazem parte desses campi, desde os alunos que vão à luta, técnicos-administrativos, professores e gestores das unidades, até nossos ministros e nosso presidente Lula, que querem ampliar ainda mais essa Rede", destacou o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), professor Getúlio Marques Ferreira, que em seu discurso leu um texto em forma de repente, escrito numa parceria com o poeta e cordelista potiguar Crispiniano Neto, em homenagem ao novo campus.

Ao lado do secretário Getúlio Marques Ferreira na mesa solene, a estudante Gabriela dos Santos representou o corpo discente na cerimônia e, em seu discurso, apresentou uma carta redigida pela comunidade sobre a nova unidade. A jovem cursa a Formação Inicial e Continuada em Noções de Direito para Investigador e Perito Criminal e destacou ainda a importância na ampliação da oferta de novas modalidades de ensino no campus.

Cursos ofertados vão da Formação Inicial à Pós-Graduação 

Atualmente, o IFF Itaboraí oferta o Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Energias e Sustentabilidade, na modalidade da Educação a Distância (EaD), e Cursos de Formação Inicial e Continuada em diversas áreas, nas modalidades presencial e a distância, sendo parte deles componentes de itinerários formativos para Cursos Técnicos em Química, Eletrotécnica e Informática.

A inauguração do Campus Itaboraí foi também um dos últimos compromissos oficiais da atual gestão do Instituto. Na próxima segunda-feira, 8 de abril, o reitor eleito Victor Saraiva assumirá de forma interina o cargo, no lugar do professor Jefferson Manhães de Azevedo, que está há oito anos à frente da gestão do IFF.

"Esse é um momento de alegria e de gratidão. Estamos entregando uma Instituição mais fortalecida, em que todas as grande obras que estavam paralisadas foram retomadas e concluídas. Então, estamos aqui hoje celebrando a entrega de um campus, mas também celebrando um Instituto que está se abrindo para o futuro. Estou muito grato por todas as coisas boas que vivemos nesse momento", ressaltou o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo.

Para o professor Victor Saraiva, o momento é de expectativas positivas e oportunidade de crescimento.

"Nós estamos num momento muito especial aqui em Itaboraí, onde estamos inaugurando o campus de número 670 da Rede Federal. Mas é um momento especial também por sabermos que a gente terá mais 100 campi de Institutos Federais pelo país, sendo cinco deles no Rio de Janeiro. E o Instituto Federal Fluminense estará nessa missão de dar continuidade à expansão da Rede Federal de Ensino. Hoje, estamos inaugurando Itaboraí, mas esperando que daqui a dois ou três anos, no máximo, a gente esteja com outros campi sendo inaugurados, aproveitando essa janela de oportunidades em que os investimentos estão voltando para a Educação e, com isso, a gente poderá atender ainda melhor a comunidade do nosso território e da nossa região", disse o reitor eleito do IFF.

Campus atende região com dois milhões de habitantes

Diretor-geral do IFF Itaboraí, Vicente de Paulo Oliveira também deixará o cargo em breve para assumir a direção do Polo de Inovação do IFF e destacou a emoção com o encerramento desse ciclo de implantação da unidade.

"Para mim, enquanto servidor com praticamente 32 anos de casa, é uma satisfação muito grande fechar esse ciclo de gestão inaugurando oficialmente o Campus Itaboraí. Por mais que ele tenha começado a funcionar parcialmente em 2021, hoje estamos efetivamente inaugurando o campus, num momento único e histórico para a região, e que a gente tem certeza que vai contribuir para a melhoria das condições de toda a comunidade em sua área de abrangência", afirmou o diretor-geral.

Também fizeram parte da mesa solene de inauguração do campus o Diretor da Federação Única dos Petroleiros e Presidente Sindipetro NF, Tezeu Freitas Bezerra; os deputados federais Glauber Braga e Dimas Gadelha; e as deputadas estaduais Elika Takimoto e Rosângela Zeidan.

O Campus Itaboraí fica localizado na região central do município, num terreno de aproximadamente 35 mil metros quadrados e seu projeto original conta com blocos administrativos e pedagógicos, 20 laboratórios, biblioteca, auditório, 12 salas de aula e ginásio esportivo. A obra foi orçada em cerca de R$ 20 milhões. A unidade, que tem como eixo central de suas ações o tema “Energias”, com foco nos princípios da Sustentabilidade e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), está ainda próxima ao Polo Gaslub Itaboraí, empreendimento da área de abastecimento da Petrobras, e tem expectativa de atender outras oito cidades vizinhas - Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Magé, Maricá, Silva Jardim, Rio Bonito, São Gonçalo e Tanguá -, trazendo benefícios a cerca de dois milhões de habitantes.