CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Arte e Cultura

Academia de Letras do IFF Itaperuna dá posse a seus novos membros no encerramento da 2ª FLIFF

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 01/12/2021 22h10, última modificação 02/12/2021 12h48
Solenidade realizada de forma remota na noite desta quarta-feira, dia 1º, teve a posse dos dez primeiros estudantes do campus a ingressarem como membros efetivos do grupo.
Posse dos novos membros da Academia de Letras

Os professores e acadêmicos Giselda, Fabiana e Adriano na posse dos novos membros da Academia de Letras do IFF Itaperuna

A Academia de Letras do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna está cheia de carinhas novas. Na noite desta quarta-feira, dia 1º de dezembro, foi realizada a cerimônia de posse dos dez primeiros estudantes do campus a ingressarem como membros efetivos do grupo. A solenidade ocorreu de forma remota, pela internet, durante o encerramento da 2ª Festa Literária do IFF Itaperuna (FLIFF).

Aluna do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Administração, Vitória Júlia Gonzaga conta estar descobrindo novos caminhos a partir do ingresso na Academia. Ela ocupa a cadeira de número 40, cuja patronesse é a escritora que também dá nome à biblioteca do campus, Maria Alice Barroso.

"Eu escrevo desde muito nova e nunca imaginei estar num lugar como esse. Eu, na verdade, nem sabia exatamente o que era uma Academia de Letras. Depois fui entender que ela vai além da poesia, vai além da literatura. A Academia mostra caminhos que muitas vezes estavam bloqueados para nós, até pela falta de acesso a um aprofundamento literário. São barreiras que estão sendo quebradas, inclusive para mim", disse Vitória Júlia, que escolheu a cadeira de Maria Alice Barroso após começar a pesquisar sua obra por curiosidade: "Conheci por causa da biblioteca da escola, pelo nome aparecer no papel de empréstimo de livros. Foi então que comecei a ler e percebi que é uma escritora muito genuína, mas pouco reconhecida. Os livros dela são incríveis".

Para Abel Lucas de Souza Fonseca, do 6º Período de Sistemas de Informação, o ingresso na Academia é também a realização de um sonho que, até então, parecia improvável. Ele ocupa agora a cadeira de número 34, da escritora Marina Colasanti.

"Fico muito feliz em perceber que podemos inspirar e nos inspirar em outras pessoas que têm o mesmo sentimento de espalhar a literatura. Eu escrevia poesias e as mantinha bem escondidinhas. Quando tive coragem de mostrar foi que tudo começou a mudar, então considero uma oportunidade incrível estar na Academia e saber que ela trará novas experiências de vida e memórias afetivas", contou o estudante.

Presidente da Academia de Letras do IFF Itaperuna e coordenadora do projeto Literature-se, a professora de Língua Portuguesa Giselda Bandoli ficou emocionada com o discurso de cada um dos novos acadêmicos. Eles falaram sobre a importância dos estímulos que vêm recebendo no campus para aprofundar seus conhecimentos literários e também leram trechos de obras escritas pelos patronos de suas respectivas cadeiras.

"Desde o momento em que idealizamos a criação dessa Academia, eu esperava por esse momento em que nossos alunos seriam empossados. Mas não tinha a dimensão de que eles teriam tanta maturidade e falariam com tanta propriedade sobre a literatura, a poesia, os autores. Confesso que essa colheita está sendo muito maior do que projetamos inicialmente e estou muito emocionada por esse resultado. A partir do que ouvimos aqui de cada novo membro, percebemos o quanto o trabalho no campus tem sido importante e inspirador, e o quanto tem transformando realidades adversas. Isso é impagável", disse a professora.

Além de Vitória Júlia e Abel Lucas, foram empossados como membros da Academia os estudantes:

  • Cecilia Vieira Defanti, do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Química (Cadeira 12 - Ana Maria Machado)
  • Giovana Camila Henrique, do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica (Cadeira 5 - Carlos Drummond de Andrade)
  • Isabela Maestri Teixeira Ferrarez, do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Química (Cadeira 8 - Clarice Lispector)
  • Luma Ferreira Boechat, do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Administração (Cadeira 39 - de Manuel Bandeira)
  • Maria Luiza Mendonça Rocha, do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Química (Cadeira 10 - Júlia Lopes de Almeida)
  • Mayara Felix Janio Pereira, do 3º período da Licenciatura em Química (Cadeira 23 - Ferreira Gullar)
  • Sofia Pallomares Teixeira, do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Administração (Cadeira 1 - Machado de Assis)
  • Sophia Vieira da Silva Doffini, do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Administração (Cadeira 32 - Jarid Arraes)

 

Arte, Ciência e Transformação

A solenidade teve também a posse de mais um servidor como membro efetivo: o professor de Biologia Bruno de Castro Jardim, que passa a ocupar a cadeira número 2, cujo patrono é Chico Buarque.

"Literatura e ciência são e eram vistas como distintas e segregadas, mas a separação entre essas comunidades dificulta soluções de problemas da sociedade. Temos pouca compreensão da ciência como parte integrante da cultura, mas posso citar alguns exemplos de interseção, como a experiência de Newton para decompor a luz branca através de um prisma, tendo essa representação presente na capa de um disco do Pink Floyd, ou as pinturas de Salvador Dalí, inspiradas na estrutura do DNA e nas teorias da relatividade e do multiverso", comentou o professor Bruno, que fez ainda uma relação do uso da ciência nos textos e músicas de Chico Buarque.

Houve ainda uma homenagem a três personalidades com relevantes trabalhos culturais na região, que receberam o título de membros beneméritos da Academia: a professora, pós-doutora em Literatura e pesquisadora da obra de Maria Alice Barroso, Ana Lucia Lima da Costa; o professor de Artes, compositor, cantor e instrumentista Fabio Castro; e o escritor Igor Mendes, que foi finalista em 2021 do mais importante prêmio literário do país, o Jabuti, com o romance "Esta indescritível liberdade".

Ana Lucia contou estar preparando uma exposição itinerante sobre a obra de Maria Alice Barroso e que pretende levá-la, primeiro, ao IFF Itaperuna: "Vamos fazer essa moçada conhecer ainda mais sobre o rico trabalho de Maria Alice", ressaltou a pesquisadora. Fabio Castro usou a música para expressar sua alegria com o convite para compor a Academia e fez uma interpretação, ao vivo, da canção Insensatez, de Vinícius de Moraes. O escritor Igor Mendes não pôde participar da solenidade, por conta de compromissos profissionais, mas, em carta, ressaltou a responsabilidade em participar desse esforço conjunto de consolidação da Academia.

"Num país que não se distingue pelo número de leitores, o trabalho que o IFF realiza é de uma importância incalculável. Interessar a juventude na literatura, mais que isso, no apreço à cultura e à ciência, em suma, é mais do que um trabalho nobre, é uma ação política, um passo à frente na busca pela construção de uma nova sociedade", disse Igor, em texto lido pelo professor e vice-presidente da Academia de Letras do IFF Itaperuna, Adriano Ferrarez.

Festa Literária

O diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro, foi quem fez a abertura oficial da solenidade e falou sobre a alegria do campus em empossar os novos membros "multiplicando e potencializando as ações de nossa Academia, na esperança de que ano que vem esse evento possa acontecer de forma presencial, para que a gente possa se abraçar e festejar a literatura da forma como todos desejamos".

A cerimônia contou ainda com muita música, nas vozes do professor de Artes Gilberto Vieira, da professora de Língua Portuguesa Fabiana Carvalho e do presidente da Academia Itaperunense de Letras, Valber Meireles, que também ressaltou a importância da poesia em seu discurso na abertura do evento.

"A Academia Itaperunense de Letras se sente honrada em participar desse magnífico evento. Um prazer imenso! Ficam aqui nossos agradecimentos", afirmou Valber.

A escolha dos novos acadêmicos foi feita por meio de editais públicos, voltados a servidores e alunos do campus, lançados em agosto e setembro deste ano. A previsão é que no início de 2022 sejam publicadas novas chamadas. A Academia de Letras do IFF Itaperuna foi inaugurada em dezembro de 2020, durante a 1ª Festa Literária do campus, a FLIFF.

Este ano, em sua segunda edição, a FLIFF homenageou a escritora Conceição Evaristo e teve uma programação composta por uma série de palestras online, cujas gravações estão disponíveis no canal oficial do campus no Youtube, o IFFTube Campus Itaperuna, que pode ser acessado AQUI. Foi montada ainda uma exposição virtual sobre Conceição Evaristo na plataforma Artesteps, ainda disponível para visitas AQUI.

 

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais parcialmente suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.