Notícias
Premiação
Aluno do IFFluminense Itaperuna recebe medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia
O aluno Rodrigo recebeu a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia
O Clube de Astronomia do Noroeste Fluminense (Caronte), projeto desenvolvido no IFFluminense Itaperuna, realizou na quarta-feira (20/12), a cerimônia de premiação dos estudantes do campus que foram medalhistas na XX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA - 2017). Pela primeira vez, o campus teve uma medalha de ouro na competição: o aluno do 3º ano de Informática Rodrigo França de Oliveira, que já havia recebido duas medalhas de bronze em anos anteriores.
"Eu não esperava a medalha de ouro. Fiquei muito feliz com esse resultado, até porque tenho vontade de seguir carreira profissional na área de Engenharia Aeroespacial", contou Rodrigo, que atua voluntariamente no Caronte e desenvolve em seu trabalho de conclusão de curso um circuito eletrônico para medir altura, tempo, velocidade e alcance da trajetória no lançamento de foguetes feitos com garrafa pet.
Outro estudante premiado foi Kemuel Sotero Pinheiro Pâni, que ficou com a medalha de bronze. Segundo o professor de Física e coordenador do Clube de Astronomia, Adriano Ferrarez, esse resultado é motivo de muito orgulho para o campus.
"Isso mostra o fruto de um projeto que realizamos aqui no IFF, que desperta o engajamento em nossos alunos. A Olimpíada Brasileira de Astronomia é um projeto extremamente importante para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no país, pois tem o objetivo justamente de despertar novos talentos e a iniciação científica", ressaltou o professor Adriano Ferrarez.
Além da premiação da Olimpíada Brasileira de Astronomia, o evento também contou com a entrega de certificados para vencedores da XI Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG-2017) e da II Competição de Foguetes Caronte (CFC-2017).