CAMPUS ITAPERUNA

Visitas técnicas durante feriados

por admin publicado 15/05/2013 18h45, última modificação 18/12/2017 13h21
Para viabilizar a presença de alunos já inseridos no mercado de trabalho em visitas técnicas, campus desenvolve estratégia de realização das mesmas durante feriados municipais.

Desde o início de 2013, alunos de diversas modalidades dos cursos técnicos em Eletrotécnica, Eletromecânica e Informática conheceram a rotina de trabalho de profissionais com sua mesma área de formação.

Em março, alunos dos cursos de Eletrotécnica visitaram a CEPEL/Eletrobrás durante o feriado de São José, padroeiro do município. Agora, durante o feriado de emancipação de Itaperuna, dia 10 de maio, foram realizadas mais duas visitas.

Os alunos dos cursos de Informática visitaram uma empresa de Consultoria na área e, em seguida, conheceram o curso de Ciências da Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde assistiram palestras de profissionais.

Natália Catarina do Nascimento, aluna do curso Concomitante, explica que a visita permitiu ampliar novos conhecimentos na área de informática, “além de aumentar a nossa motivação a continuar estudando e acreditando no poder do conhecimento”, comenta.

Para o coordenador da área de Informática que acompanhou os alunos, Leandro Foly, a visita contribuiu para os alunos terem uma vivência de campo, ou seja, eles tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho num ambiente real. “Já na UFF, eles tiveram contato com pesquisas de ponta na área de informática, inclusive motivando-os a dar continuidade aos estudos", explica.

No mesmo feriado, alunos dos cursos de Eletromecânica visitaram, acompanhados pela professora Deborah Horta, laboratórios de medição, qualidade de energia, diagnóstico em equipamentos elétricos e a Casa Solar Eficiente do CEPEL/Eletrobrás. “Uma visita como essa traz outro olhar para o aluno. É um grande motivador”, comenta Rosevelt Magi, aluno do curso técnico Concomitante em Eletromecânica.

Para a Diretora Geral, Michelle Freitas, essa estratégia foi um pontapé inicial para ampliar o cronograma de visitas técnicas. “Ainda temos que aperfeiçoá-la, pois queremos que isso seja levado aos alunos que moram em outros municípios. Porém, temos recebido uma resposta positiva pois muitos alunos não participavam das visitas por conta de estarem envolvidos com atividades nos dias úteis”, comenta.