CAMPUS MARICÁ

FLIM

Alunos e professores do IFF participam da 7ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 26/10/2022 21h26, última modificação 26/10/2022 21h48
Evento terminou nesta quarta-feira, 26 de outubro, com corredores lotados e uma vasta programação com palestras, exposições e atividades culturais.
Alunos e Professores do IFF Maricá na FLIM

A feira contou com estandes de cerca de 80 editoras

Livros e mais livros! A 7ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) chegou ao fim na noite desta quarta-feira, 26 de outubro, com corredores lotados de visitantes, entre eles estudantes e servidores do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, que aproveitaram as últimas horas do evento para escolher suas compras entre as centenas de obras nacionais e internacionais disponíveis nos estandes das  cerca de 80 editoras participantes.

Este ano, todos os alunos, professores e técnicos em Educação do IFF Maricá receberam pela primeira vez um vale-compras da Secretaria Municipal de Educação para aquisição de livros na Flim, assim como já ocorria em anos anteriores com os estudantes e servidores das escolas municipais. A entrega ao IFF foi feita pela secretária de Educação, Adriana Costa, em 14 de outubro, dia da abertura do evento, que foi promovido pela Prefeitura.

Aluno do 1º ano do Curso Técnico em Edificações, Luiz Eduardo Dias de Almeida, de 16 anos, aproveitou este último dia para comprar livros de ficção e também exemplares para estudo.

"É um grande incentivo para nós receber o voucher, e o evento deste ano ficou ainda melhor, com uma estrutura grande e muitas opções de livros para a gente escolher. Foi tudo muito bom!", contou o estudante, que participou de edições anteriores da Flim, quando estudava no Colégio Estadual Domício da Gama.

Oportunidade para alunos e professores

Professora da área de Língua Portuguesa e coordenadora do projeto "Texto Meu, Texto Mil", do IFF Maricá, Raquel Freitas contou ter ficado encantada com a qualidade do evento.

"Encontrei muitas obras atuais, assim como releituras de clássicos da literatura brasileira, inglesa, hispânica... Foi de surpreender também a quantidade de convidados renomados que nos prestigiaram no evento! Adorei conhecer autores e trazer livros com dedicatórias. Ao final do dia, ainda encontrei a secretária de Educação, Adriana Costa, e pude expressar a ela toda gratidão pelo evento lindo e pelo seu carinho com a comunidade acadêmica do IFF. Não poderia ter sido melhor! Que venha a FLIM 2023!", afirmou a professora.

A aluna do 2º ano de Meio ambiente Vitoria Rocha da Silva, de 17 anos, já havia percorrido os corredores da Flim na última semana, mas compareceu novamente para comprar mais algumas obras.

"Foi muito bom darem essa oportunidade de o Instituto Federal participar com o voucher, assim como os alunos das demais escolas públicas de Maricá. A leitura realmente abre portas. Adorei a estrutura do evento e também todo o cuidado com tiveram com os visitantes", contou a aluna.

Mostra Pedagógica

O IFF Maricá também marcou presença na programação da Mostra Pedagógica da Flim, com a professora Elane Carvalho que ministrou uma palestra sobre a Metodologia dos Seis Chapéus, criada pelo inglês Edward de Bono, além de ter sido convidada para fazer uma oficina sobre essa mesma metodologia voltada a professores da rede municipal.

A 7ª edição da Flim aconteceu em tendas instaladas na área externa do Centro Administrativo de Itaipuaçu e homenageou a a escritora mineira Conceição Evaristo. Ao longo dos 12 dias de evento, o público teve a oportunidade de participar de uma série de atividades, como palestras, apresentação de trabalhos, exposições e atividades culturais.