CAMPUS MARICÁ

Ensino

Curso de pós-graduação do IFF Maricá terá aula inaugural 'O Cordel é Punhal' nesta terça, dia 23

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 19/11/2021 23h45, última modificação 22/11/2021 09h53
O evento de boas-vindas aos novos alunos da pós em Literatura, Memória Cultural e Sociedade é aberto ao público em geral e acontecerá pela internet, com transmissão pelo canal do campus no Youtube.
Aderaldo Luciano

Aderaldo Luciano tem seu objeto de estudo centrado no cordel e seus diálogos com outras artes

O Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura, Memória Cultural e Sociedade do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá promoverá nesta terça-feira, dia 23 de novembro, às 19h, a Aula Inaugural "O Cordel é Punhal", com o professor e escritor Aderaldo Luciano, para dar as boas-vindas aos alunos da turma de 2021. O evento é aberto ao público em geral e acontecerá de forma remota, pela internet, com transmissão no canal oficial do campus no Youtube, pelo endereço youtube.com/iffmarica.

"A ideia de chamar o Aderaldo Luciano para ministrar essa aula veio de duas preocupações nossas: uma de trazer alguém que fosse da academia, mas que ao mesmo tempo tivesse um trabalho entranhado na atividade cultural e literária extramuros universitários; a outra era de ofertar à nossa comunidade acadêmica algo que sintetizasse os núcleos temáticos de nosso curso. E nada melhor que o Cordel para nos trazer num verso a literatura, a memória de uma cultura e o fenômeno social que ele representa. Aderaldo é hoje uma das grandes referências do estudo do Cordel e faz sua pesquisa de pós-doutorado na UFRJ. Um nome perfeito para qualificar o debate acadêmico — mas vivo! — em nossa pós, que está ainda engatinhando", conta o coordenador da pós-graduação, Ronaldo Ferrito Mendes.

Aderaldo Luciano é pós-doutorando em Estudos Culturais, no Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de doutor e mestre em Ciência da Literatura, pela mesma universidade, e licenciado em Língua Vernácula e Literatura pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É autor dos livros "O Punhal - Anotações Sobre o Cordel Brasileiro" e "Apontamentos Para uma História Crítica do Cordel Brasileiro".

Outros convidados

A aula inaugural terá ainda a participação do diretor-geral do IFF Maricá, Emerson Brum; do diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Mendel Aleluia; do coordenador da pós-graduação, Ronaldo Ferrito Mendes; e do professor Alessandro Garcia da Silva.

"Também foram convidados, através do contato de nosso palestrante, alguns membros de academias de Literatura de Cordel, inclusive da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, os quais esperamos poderem atender ao nosso convite. Esperamos igualmente que toda a comunidade acadêmica do nosso Instituto possa fruir desse momento celebrativo conosco através da live nas redes sociais", ressalta Ronaldo Ferrito Mendes.

Esta será a segunda turma do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura, Memória Cultural e Sociedade do IFF Maricá. O processo seletivo foi realizado entre os meses de agosto e outubro, com a aprovação de 17 candidatos, que iniciarão o curso nesta terça-feira. Veja o edital e mais informações da seleção AQUI.