CAMPUS MARICÁ

Infraestrutura

Direção do IFF Maricá tem reunião com representantes de turma sobre alterações no calendário letivo

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 02/08/2022 15h12, última modificação 02/08/2022 16h01
Campus precisou adiar em duas semanas o retorno às aulas devido a atraso na instalação de módulos da Prefeitura de Maricá que serão usados como salas de aula durante obras no Bloco Pedagógico.
Reunião com representantes de turma do IFF Maricá

A reunião aconteceu de forma presencial no auditório do campus

Na tarde desta terça-feira, dia 2 de agosto, foi a vez de os alunos representantes de turma se sentarem com a direção do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá para conversar sobre o adiamento de duas semanas para o retorno às aulas e os impactos no calendário letivo, bem como as soluções que estão sendo propostas.

A alteração no calendário foi necessária devido a um atraso da Prefeitura de Maricá na instalação dos módulos que serão usados como salas de aula durante as intervenções para reforma na estrutura do Bloco Pedagógico. A construção do campus foi feita pelo Município, que é também responsável pelas obras de reparo. Na reunião desta terça-feira, que ocorreu de forma presencial no auditório, os estudantes puderam sanar dúvidas e compartilhar suas preocupações e as dos colegas de turma, além de receberem informações mais detalhadas sobre a readequação do calendário, o planejamento de reposição das aulas e das demais atividades acadêmicas.

Participaram da conversa com os representantes dos alunos o diretor-geral do IFF Maricá, Emerson Brum Bitencourt; a diretora substituta de Ensino, Pesquisa e Extensão, Catarina Efraim; a coordenadora do Curso Técnico em Edificações, Keila Figueira; o coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente, Renato Jonas; e o coordenador de Apoio Acadêmico, Gabriel Gonçalves.

Na segunda-feira, dia 1º, já havia sido realizada uma reunião com os pais e responsáveis, em que foi formada uma comissão para acompanhar as conversas entre o IFF e a Prefeitura de Maricá, além do andamento do trabalho de reforma da estrutura do prédio e de instalação dos módulos. Uma nova reunião de pais e responsáveis está agendada para a próxima segunda-feira, dia 8.

Adaptação dos espaços

A interrupção do uso do Bloco Pedagógico teve início em 4 de julho, em decorrência da identificação de rachaduras na estrutura do prédio. Após vistoria da Defesa Civil do Município, a SOMAR emitiu um ofício informando sobre a necessidade de isolamento dessas áreas, considerando o trabalho das equipes e os incômodos gerados pela obra, como barulho e poeira. Desde então, uma série de reuniões tem sido realizadas entre a gestão do Instituto e dos órgãos municipais para a tomada de decisões e apresentação das soluções para o problema estrutural no prédio.

Segundo o diretor-geral Emerson Brum Bitencourt, nas duas primeiras semanas de julho, as coordenações de curso organizaram um cronograma especial, com as atividades acadêmicas provisoriamente em espaços adaptados, como o auditório, alguns laboratórios, o ginásio e o prédio da biblioteca, pois havia a previsão de termos os módulos instalados pela Prefeitura até o fim de julho, quando terminava o período de férias. Com o atraso na instalação, foi preciso tomar uma decisão mais drástica, de adiamento do retorno às aulas, pois os módulos são fundamentais para que o campus possa dar sequência às atividades letivas de forma plena.

Além das estruturas modulares que serão instaladas pela Prefeitura, haverá a realocação dos espaços de ensino prático no bloco de laboratórios, que está recebendo novos equipamentos adquiridos pelo Instituto, além da continuidade do uso do prédio da biblioteca para abrigar os laboratórios de desenho técnico.